quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Biohazard HD Remaster


E finalmente a Capcom lançou um Resident Evil em versão remaster HD que os fans tanto queriam a muito tempo, mesmo que o jogo ainda só tenha sido lançado na asia, muita gente já descolou uma copia do jogo, já que está quase que em sua totalidade localizado em inglês.

E o natal desse ano foi acompanhado de um dos meus jogos preferidos de todos os tempos, Resident Evil HD Remaster lançado para Playstaton 3, Playstation 4, Xbox 360 e Xbox One, depois de mais de 12 anos sob exclusividade para plataformas da Nintendo, finalmente uma versão remasterizada em HD, o jogo original foi lançado em 2002 para Game Cube e em 2008 ganhou uma versão para Wii, apenas um port com suporte para os controles do Wii.


Eu consegui uma copia física japonesa do jogo para PS3, disponível em vários sites de compra como o Play-Asia, muita gente optou por criar uma conta japonesa na PSN ou Xbox Live, também é possível achar o jogo no mercado cinza vendido entre R$150,00 e R$170,00. A versão ocidental esta prevista para 20/01/2015, e ja esta em pré-venda na PSN e Xbox Live, a versão de playstation será cross-buy entre o PS3 e PS4 com direito a um Tema como bônus para PS3. 


A versão que peguei foi o disco simples, mas a Capcom também lançou uma edição de colecionador que vem numa caixa maneira, com um caneta e agenda dos S.T,A.R.S e um Mapa da Mansão, cheio de anotações de George Trevor, só este ultimo item já vale a compra. Abaixo segue o vídeo de unboxing feito pela Monique do site Resident Evil Data Base fez em seu canal no YouTube da collectors edition.


Bom então vamos ao jogo, a versão de PS3 esta em 720p porem foi anunciado que a de PS4 vai rodar em 1080p, então como eu disse no inicio do post, o jogo esta 90% localizado em inglês, com dublagens, menus e legendas, como no jogo original, porem nos extras parte do conteúdo não tem tradução, que são os Wesker Report's o primeiro e dublado claro pelo dublador japonês, e o segundo esta somente em texto em japonês, no mais todo o resto esta localizado em inglês. Outra coisa legal é que a própria capa do jogo, vem com adesivos sinalizando a localização em inglês, e o verso da capa o titulo Biohazard e trocado pelo Resident Evil. Ao me ver a Capcom fez isso para agradar os fans que iriam importar a copia física do jogo, já que no ocidente o jogo será lançado apenas na versão digital.


O jogo em si, foi quase que totalmente refeito, realmente ficou muito bonito, fiquei com medo que o jogo fosse ter aquele aspecto esticado, que aconteceu com RE4, porem os gráficos ficaram muito bons, ao invés de esticar em alguns momento o enquadramento aumenta preenchendo toda a tela, algumas câmeras também mudaram de posição, mas nada muito exagerado, os personagens são um show a parte todos foram remodelados, detalhes das roupas melhorados, outra novidade é a inclusão de novos uniformes, BSAA Jill e Chris.


O áudio continua impecável, não sei ao certo se o dubladores refizeram a dublagem, mas este sempre foi um ponto alto da serie. Outra atualização interessante foi a dos controles, o controle Tanque foi mantido, para não ofender aos mais puristas, porem um novo mode de controle no estilo de Devil Ma Cry foi implementado, ficou muito bom, achei que seria ruim de acostumar mas até que me acostumei rápido, o único ponto negativo é que como a câmera é estática e muda de angulo a cada sala ou corredor, nos momentos mais tensos é muito comum mudarmos a direção do personagem de maneira abrupta na troca de câmera isso resulta muitas vezes no personagem correndo na direção contraria e indo de encontro ao inimigo, isso pode irritar bastante.


Todos os modos de jogo do original foram mantidos, alem de uma galeria onde é possível ver todos os finais possíveis do jogo, que ficam disponíveis conforme o jogador os realiza, no total são 16 finais possíveis, oito para cara personagem, uma boa dica pra fazer todos os finais possíveis guardar um sabe na escadaria antes do altar, assim não será necessário re-jogar todo o jogo para fazer todos os finais com cada personagem.



Também foram incluídos troféus e alguns bem difíceis como terminar o jogo no modo invisible enemy, se bem que com a Samurai Edge tudo no jogo fica mais fácil.Eu finalizei o jogo com a Jill, fiz todos os finais possíveis com ela mas meu tempo foi péssimo, como vocês podem ver abaixo, os desbloqueáveis requerem que o jogo seja finalizado entre 3hs e 5hs,


Eu vou continuar tentando melhorar meu tempo agora com Chris, então me desejem sorte e até o proximo game, see ya!