sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

99 Vidas: O Jogo


E mais um jogo foi pra conta dos fechados desse ano, e muito provavelmente o ultimo do ano, 99 vidas o jogo e um beat'em up ao estilo 16 bits, baseado no "Lore" do podcast do 99 vidas, o jogo chega depois de uma campanha de crowdfund de muito sucesso no catarse batendo a meta com folga, desenvolvido pela QUByte o jogo fez um certo barulho mas será que é bom?

Bom eu pessoalmente gosto muito de beat'em ups e acompanho o 99 vidas já algum tempo, então quando a campanha foi lançada com um demo eu me animei e decidi investir no projeto, inicialmente a meta era obter 80 mil e bateu esse numero com folga chegando a 127 mil garantindo as versões de PC, Mobile, PS4, Xbox One e Vita.

O jogo estava previso para o inicio do segundo semestre de 2016 e claro que atrasou, meio que para compensar pelo atraso somente a versão de PC foi lançada em 27/12, com isso todos que apoiaram a partir de R$20 receberam uma chave para a versão de PC no Steam e vão receber no futuro a versão do console de sua escolha. 

Bom vamos ao jogo, foram varias versões Demo para os apoiadores testarem e contribuir com a evolução do jogo, onde foi possível dar pitacos na dificuldade, hud, alcance dos golpes e etc.

A história do jogo é bem simples, o amuleto 99vidas e este foi roubado por um vilão e agora os guardiões das 99vidas tem que recuperar o amuleto das mãos do vilão, ok nada muito inspirado mas tudo bem é um jogo de porradinha mesmo e o que interessa e a pancadaria.

A dificuldade do jogo diminuiu consideravelmente com relação as demos mas ainda é exagerada, por vezes é comum ver um aumento de dificuldade no comportamento dos npcs quando estamos com pouca vida, é fácil  identificar o inimigo que vai arrancar uma vida sua bem antes daquele barril com o franguinho, isso é bem frustrante.

Os chefes tem padrões fáceis de pegar porem o quarto chefe Jujurandir parece quebrado seu ataque aéreo tem uma brecha de fuga muito curta com uma área de hit muita grande impedindo qualquer fuga, fazendo o jogador usar suas habilidades de vidente ou comprar muita vidas na lojinha.

A lojinha, bom os pontos que ganhamos durante as fases pode ser revertidos em upgrades e vidas para o personagem ao fim de cada fase, com isso podemos habilitar novos ataques e claro comprar mais vidas, eu não gostei muito do esquema da loja, principalmente quando jogamos as fases secretas pois elas ja começam logo após terminarmos uma fase normal e com isso é bem comum jogarmos a fase extra com uma ou duas vidas e morreu volta do começo.

Como é comum nesse tipo de jogo a medida que vamos passando de fase o jogo vai ficando mais difícil, as 5 vidas padrão são insuficientes, então recomendo que você esqueça os upgrades e compre vidas, foram necessárias 30 vidas pra fechar a ultima fase, isso porque cheguei no ultimo chefe com 25 delas.

O ultimo chefe tem duas formas e a primeira ainda possui recovery de vida  deixando a luta longa demais, a segunda forma é bem legal mas é muito roubada, seus padrões apesar de simples de identificar são quase inquebráveis então apanha e bate sem parar e vai gastando vida e barendo para derrota-lo foram necessárias 16 delas pra isso.

O jogo também possui um modo online, com modelo de salas com senha, testei algumas vezes e funcionou muito bem, conta também com um modo versus, não joguei muito e achei descartável, mas está la pra quem quiser.

E por ultimo os gráficos e trilha sonora ficaram muito bons as músicas apesar de terem influência descarada de Streets of Rage (o que não é ruim) ficaram muito boas e tem de certa forma uma personalidade própria.

São 6 fases e outras duas fases bônus acesadas aleatoriamente apos a fase dois e quatro, passamos por praias, metros, e outros cenários bem variados, elementos clássicos como a fase com elevador também não faltaram, so achei as fases bônus bem pobres a segunda principalmente que a pesar so aspecto futurista a idéia de inverter as cores dos personagens ficou bem sem graça pareceu desleixado, diferente da primeira que o personagens ganha um visual meio rabiscado.

Achei pobre a decisão de incluir versões femininas dos personagens jogáveis, sem nenhuma variação dos golpes ficando mais mesmo como skin, sendo estes destravádos ao finalizar o jogo com cada personagem, ainda existem mais personagens destraváveis, imagino que fechando com todos os 4 principais e nos modos mais difíceis estes sejam liberados.

De maneira geral 99vidas o jogo é um bom beat'em up e se apropria bem de elementos dos jogos que o inspiraram, falha feio no balanço da dificuldade, nem o Jet do Streets of Rage era tão chato quanto alguns inimigos do jogo, porem se você tiver um pouco de paciência e investir na compra de vidas vai se frustrar um pouco menos e se divertir com este game.