quinta-feira, 20 de outubro de 2016

ABZÛ


Se você já jogou Journey este será um jogo muito familiar, desenvolvido pelo Studio Giant Squid ABZÛ é um jogo lindo mas também é uma bela viagem de acido!

ABZÛ foi publicado pelo estúdio 505 Games e desenvolvido pelo novo estúdio Giant Squid este fundado por Matt Nava também conhecido como diretor criativo de Flower e Journey, isso já explica muito sobre a estética do jogo e sua jogabilidade. 


O jogo tem muita semelhança com Journey mas com o fim do estúdio responsável pelo jogo, oficialmente ABZÛ não tem nenhuma relação com Journey, fora isso a estrutura do jogo e muito semelhante a de Journey, porem sem um elemento principal, o multiplayer, isso por si só não chega a ser um grande problema dado o objetivo do jogo. 

Mas qual é o objetivo do jogo? Pra mim e e simplesmente se um jogo bonito e contemplativo, basicamente você controla um personagem por um mundo oceânico, onde devemos libertar os peixes encontrando uns buracos no fundo do mar, e como tem peixes nesse jogo, parece que utilizaram todas as especies conhecidas.

A progressão no jogo e linear, você não precisa encontrar todas as especies de peixe nem coletar todas as conchas secretas, as áreas de transição apresentam templos como em Journey que contam a historia daquela civilização e o que aconteceu com aquele mundo. 

Conforme vamos progredindo mais e mais e revelado, sobre quem ou o que é o personagem que jogamos, inclusive temos até um tubarão fantasma.

O jogo e dividido em fases que podem ser revisitadas se encontrarmos todos os pontos de meditação, estes são uma estatua que sentamos sobre e quando ativada faz com que vejamos aquele mundo no ponto de vista dos peixes daquela área. 

A intersecção entre as fases é uma viagem de acido, no que parece ser uma área que conecta todos as outras daquele mundo sempre sendo necessário ativar um dispositivo e aproveitar as animações incríveis. 

A trilha sonora também é impecável musicas orquestradas dão aquela sensação de imensidão e solidão dos cenários.



O jogo e uma mistura interessante do que já vimos em Journey e Flower realmente é um jogo muito bonito, o comportamento dos peixes também e algo incrível, mas de maneira geral o ABZÛ não supera seus antecessores, se resumindo a uma experiencia gráfica muito interessante, mas com um gameplay raso e uma historia que vai do nada pra lugar nenhum. 

Se vale pela experiencia? Bom acho que vale, e acredito que quem não tenha jogado Journey vai curtir muito mais do que eu curti.