domingo, 11 de setembro de 2016

Mother Russia Bleeds


Mother Russia Bleeds é sujo, violento, divertido e consegue colocar em pratica tudo o que um bom Beat'em Up precisa de forma excepcional.

Este jogo já vinha chamando minha atenção des de seu anuncio em 2014, boa parte do material divulgado des de então já trazia um proposta de um jogo com ultra violencia, e isso me empolgou bastante, já que beat'em ups andam meio em baixa, e que estilo de jogo, melhor pra explorar uma bela pancadaria.


Desenvolvido pelo estúdio francês Le Cartel e publicado em conjunto com a Devolver Mother Russia Bleeds traz aquele vizual pixel art e uma trilha sonora eletrônica pesada ao estilo Hotline Miami, com uma jogabilidade bem acertada que a tempos não via em um jogo desse estilo, me arrisco a dizer que o jogo e uma boa mistura de Cadlac's and Dinosaurs e Hotline Miami, mas claro sem dinossauros.

A historia do jogo como é o de se esperar de um beat'em up não e nada de extraordinária mas e fechadinha e simples, uma comunidade de Ciganos se vê em meio a um intricado esquema de drogas e gangues controladas pela Bratva e um belo dedo do governo, o grupo de protagonistas compostos por 4 personagens e capturada depois de um ataque em sua comunidade e levados para uma especie de laboratório, e ai que começa a porradaria em busca da verdade, em meio a muita porrada, drogas e intrigas politicas, e se você que saber o final da historia recomendo que jogue.

Como mencionei antes é possivel escolher entre 4 personagens, Serguei (Mais Equilibrado), Natasha (Mais Rapida), Ivan (Mais Forte) e Boris (Mais Violento), infelismente o jogo possui apenas coop local, mas se você ainda sim quiser jogar acompanhado pode chamar um camarada como NPC pressionando Y no controle, e possivel jogar com ate 4 personagens. 



O jogo possui um ótima variedade de fases, que vão desde uma prisão, passando por esgotos, trens, boates, etc. destaque para a fase do helicóptero muito foda. O inimigos também são bem variados e cada um com um estilo de combate diferente, o que é bem legal e exige bastante estrategia durante o combate, destaque para os cachorros, que conseguem ser os inimigos mais irritantes do jogo. 

O combate em si e bem divertido, a porrada come solta e possível socar inimigos caídos no chão, utilizar armas de fogo, tacos, cadeiras facas e ate cabeças de inimigos mortos, uma coisa interessante é que com armas de foco basta um ou dois tiros para matar ou ser morto, e facas basta uma estocada para matar.

O Sistema de vida é uma mecânica muito bem adaptada ao gênero, diferente de outros jogos em que é necessário pegar um frango do lixo aqui as seringas de drogas podem ser usadas para restabelecer parte da vida e podem ser recarregadas de inimigos derrotados, mas também servem como boost para um modo berseker o que pode ajudar o jogador a sair de combates mais difíceis tornando assim o combate mais estratégico e tenso, já que temos que escolher muito bem em tentar manter a vida cheia ou se livrar rápido de um ou mais inimigos mais chatos. 

Como não existem vidas extras o jogo divide a fase em varias seções ou check points que não são sinalizados durante a fase mas normalmente são pontuados por uma cut scene, com isso morrer não é tão frustrante já que  retornamos logo na parte em que acabamos de morrer ou uma parte logo antes. 

O chefes de fase também são bem interessantes e variados, cada uma possui uma estrategia de combate bem definida, alguns bem difíceis, mas nada impossíveis de vencer. O jogo possui dois finais dependendo da maneira como você derrota o ultimo chefe, se usar drogas faz o final ruim, se não usar no estilo se fode ai, final bom!

Alem do modo historia o jogo possui um modo área, serve para estabelecer ranking e conseguir novas drogas para serem utilizadas durante o jogo, são mais de 10 tipos cada uma com efeito diferente no personagem, basta sobreviver ate a onda 10 de cada arena, desbloqueada conforme avançamos no modo historia.

Alguns pontos negativos pra mim foi a paleta de cores algumas fases tem pouca variação e quando a muito inimigos na tela fica impossível achar seu personagem na tela, a IA dos personagens quando optamos por inclui-los no jogo e bem ruim por vezes se voce morrer eles não te revivem e com isso fui obrigado varias vezes  reiniciar o check point pois mesmo depois de matarem todos os inimigos eles não me reviviam. 

Mother Russia Bleeds entrou bem na minha lista de melhores beat'em ups, ótima jogabilidade e trilha sonora vale muito um jogada recomendo muito.