segunda-feira, 16 de maio de 2016

Uncharted 4: A Thief's End


Tão aguardado dês de seu anuncio na E3 de 2014, Uncharted 4 despertou desconfiança e temor nos fãs após a saída de pessoas importantes do projeto e adiamentos, mas por fim após quase dois anos do seu primeiro anuncio eis o que temos após tanta expectativa, UM JOGO FODA! 

Anunciado na E3 de 2014 Uncharted 4, apresentado num pequeno trailer, mostrando um Nathan mais velho onde podemos ouvir uma conversa ao fundo entre Nathan e Sully, num to de ultima aventura. O trailer ainda teve a petulância de abrir com o texto "As imagens a seguir foram capturadas diretamente de um Playstation 4" uma forma inteligente de driblar os questionamentos sobre a qualidade técnica que veríamos a seguir, principalmente porque na época as seguidas decepções com o downgrades de qualidade de jogos anunciados como, Watchdogs e Assassins Creed frustavam demais os fans, mas não aqui, Naughty Dog mais uma vez veio mostrar que sua maior franquia ainda tem a oferecer, e puta que pariu.


Quase dois anos mais tarde e com o jogo adiado por 3 vezes, originalmente seria lançado no fim de 2015 depois, abril de 2016 e por fim maio de 2016, o primeiro adiamento causou muita preocupação pois foi seguido do anuncio da saída da roteirista Amy Haney, por diferenças criativas, porem logo foi anunciado que Neil Druckmann diretor de The Last of Us assumiria o projeto, seguido de mais um adiamento onde foi declarado que estavam buscando o final correto para o jogo. Dai em diante muita especulação, muitas incertezas, principalmente sobre o irmão de Nathan apresentado em um dos trailers, será que o jogo vai ser bom, o que foi mudado será que vai atrasar mais e por ai vai.

O jogo recebeu muitos trailer's e previews eu parei após o previews da E3 2015 que terminava com Nate preso a um camião por uma corda indo de encontro a uma ponte, dali pra frente teve varios outros trailers e previews, um deles gerou polemica ao mostrar uma personagem negra sendo dublada por uma atriz branca, outros mostraram que seria possível fazer a seleção de múltiplos diálogos durante a campanha, o anuncio do beta do multiplayer junto ao lançamento do remaster dos 3 primeiros jogos da serie para o PS4, alem de mais polemicas como o vazamento do jogo antes do lançamento oficial na Inglaterra e claro o downgrade dos gráficos comparando cenas dos trailer mais antigos com os de gameplay de lançamento. 

Jogo em mãos hype bombando, tudo preparado, fone nos ouvidos e bora entrar naquele mundo cheio de aventuras, bum o jogo já começa frenético, não te dando nem tempo de respirar, mais um vez repete a receita do segundo jogo, o capitulo inicial corresponde a um momento futuro do jogo. 

Mas quanto ao irmão de Nate, Sam, bom o jogo faz um trabalho tão bom mas tão bom em introduzir, situar, explicar suas motivações e sua relação com Nate que parece que ele sempre esteve ali, assim como no terceiro jogo, somos apresentados aos jovens Nate e Sam. 

Sem entrar muito em detalhes na historia, Sully e Elena estão la e cara como os diálogos são bem trabalhados é muito facil se apegar a esses personagens e relembrar o quão legais e cativantes ele são, o capitulo 4 é um prato cheio para os fãs da serie e o 7 e um retorno do Sully que tanto gostamos. Os vilões, Rafe e Nadine são bem interessantes contrapõem bem a vilões anteriores vistos nos outros jogos, Rafe segue a linha mais padrão do vilão ganancioso, e Nadine o vilão mais estratégico, mas ao mesmo tempo porradeiro, cara como essa mulher bate. 

Graficamente é sem duvida o jogo mais bonito do PS4 dadas a proporções do jogo houve sim um certo downgrade com relação ao primeiros trailers e previews, na minha opinião o jogo só não e mais detalhado que The Order 1886 porem também não conta com aquelas barras pretas na parte superior e inferior da tela usadas pra mascarar a necessidade de diminuir o espaço de jogo em tela e travar quados de frame, mas no geral esta lindo, é muito facil parar por uns bons minutos para contemplar os cenários, vegetação, prédios, céu, lama, água ta tudo foda. Cenários estes que estão gigantes, múltiplos caminhos, mas não se engane apesar de varias possibilidades eles te levam ao mesmo ponto no final. 

Eu achava que seria muito difícil, este game superar os momentos épicos do jogos anteriores como o dialogo entre e Sully e Nate ao encontrar o submarino alemão no primeiro jogo a sequencia do predio desabando, do trem e da ponte no segundo e por fim o casarão em chamas, o avião e a cavalgada no deserto do terceiro, Uncharted 4 supera com folga seus antecessores e parece uma montanha russa, a cada capitulo e um novo frio na barriga, uma nova travada na garganta e um suspiro. 

A jogabilidade foi melhorada, o combate agora esta mais fluido sem os quicktimes de defesa apertando triangulo, os quicktime surgem numa finalização ou num movimento de interação com o cenário, foi introduzido um gancho que muda bastante a mecânica de interação com os cenários, é bem divertido seu uso e quebra bastante algo repetitivo no jogo, a escalada.

A escalada apesar de mais fluida ainda é a parte do jogo que menos gosto, apesar de incluírem um prego de alpinismo que possibilita escalar áreas de forma mais orgânica inclusive este é habilitado bem pra frente no jogo, talvez justamente para quebrar a repetição da jogabilidade dessa mecânica. Mas eu gostei mais quando a escalada dava a possibilidade do uso do gancho. 

Outra mecânica divertida é a escorregada, basicamente existem algumas áreas que são literalmente uma ladeira a baixo e na maioria das vezes terminam num despenhadeiro e um salto, gerando muitas sequencias de fuga frenéticas inclusive quando  necessitam do uso do gancho.   

Temos também os veículos, aqui o podemos pilotar um Jeep e um barco, e como é divertido pilota-los, nossa a Naughty Dog podia fazer um joguinho de corrida de Uncharted. Os cenários gigantes incentivam o uso dos veículos e a exploração com eles é muito divertida, inclusive com a utilização do gancho dianteiro do Jeep para resolução de alguns puzzles. 

Os puzzles achei os mais fáceis dentre todos os jogos, mas também os mais divertidos, brincando muito com o conceito do diário de Nathan, diário este que é atualizado conforme vamos descobrindo as coisas durante o jogo, isso já acontecia nos jogos anteriores mas agora é mais orgânico. 

Uma coisa que senti falta foi a musica tema clássica, ela esta la mas é mais discreta no arranjo da nova musica tema do jogo, mas de maneira geral a trilha é ótima acompanha os momentos de tensão pra deixar você sem folego, e nos momentos calmos pega certinho na nostalgia. 

O jogo peca um pouco na mecânica de furtividade do combate apesar de melhorar muito a mecânica de tiro, ser furtivo aqui pode ser bem frustante, é difícil identificar os inimigos espalhados pelo cenário e quando somos descobertos por um deles todos no cenário sabem exatamente onde você esta, também não ha um elemento de distração, como um objeto a ser lançado para chamar a atenção do inimigo para outra direção, tornando a furtividade muito mais um exercício de paciência, neste caso o sucesso da furtividade depende do jogador conhecer todo cenário, ou seja é muito difícil passar desapercebido pela fase na primeira vez que você a joga, há e outra coisa que senti muita falta foi da possibilidade de arremessar de volta granadas jogadas em sua direção, era muito bom fazer isso nos jogos anteriores.

Por fim a ultima mecânica que me incomodou foram as caixas, achei um recurso meio preguiçoso, assim como em Last of Us que toda hora tínhamos que pegar aquele paleti na água para Ellie subir em cima, aqui toda plataforma mais alta acaba com uma caixa sendo empurrada para que possamos subir, inclusive o fim do capítulo 19 tem algo nesse sentido, não exatamente com a caixa mas que achei bem preguiçoso como justificativa para desenrolar da historia. 

O multiplayer, joguei bastante o beta, e pouco ou quase nada foi alterado de la pra cá os gráficos estão mais feios em comparação ao campanha mas estão travados em 60fps foram incluídos novos cenários no beta tínhamos apenas 2, e a lojinha utiliza pontos de missões e dinheirinho que serve para desbloquear skins e comprar itens e habilidades, este dinheirinho pode ser comprado com dinheiro de verdade ou jogando o joguinho mobile Uncharted: Fortune Hunter é bem divertidinho.

Uma coisa bem legal do multiplyer e a adição dos super poderes baseados nos artefatos dos jogos anteriores, como a Estatua do Eldorado que invocada aparece na cenário matando os adversários, alem dos auxiliares onde podemos evocar um sniper por exemplo que quando evocado fica numa posição definida pelo jogador matando geral, alem de granadas extras, armas, itens de cura e outros poderes, estes podem ser comprados através de um menu ativado pelo trackpad do controle do PS4 usando dinheiro ganho por eliminações ou tesouros encontrado na arena. 

Uncharted 4 é um jogo que a cada capitulo me deixava exausto porem me fazendo querer mais e quando terminou deixou um misto de cara como foi foda e poxa podia tem mais né, mas pra mim ele reflete exatamente o espirito de uma frase que gosto muito, "Não importa o destino e sim a jornada" se foi mesmo o ultimo Uncharted, fechou muito bem a serie, mas ainda quero mais.