domingo, 15 de março de 2015

The Order 1886


Lobisomens, Vampiros, Jack Estripador, Tesla, Cavaleiros da Távola Redonda, The Order 1886 tem tudo isso num visual Steam Punk em uma Londres do fim do seculo XIX com uma historia interessante, e alguns probleminhas também.

Graficamente The Order é lindo cheio de detalhes, o visual do final do seculo XIX é incrível, os becos de Londrês onde é retratado muito bem a região conhecida como White Chapel famosa pelos assassinatos cometidos pelo serial killer Jack the Ripper (Jack Estripador), o jogo conecta em seu enredo esse personagem histórico em meio a uma conspiração que envolve a companhia das índias Ocidentais, vampiros e lobisomens.


Acompanhamos a historia sobre o ponto de vista do Sir. Galahad um dos membros da Ordem, cada membro da ordem encarna um dos cavaleiros da távola redonda, funciona como uma sociedade secreta a serviço da rainha, que combate forçar ocultas e monstros conhecidos como mestiços caso vampiros e lobisomens, os membros também são agraciados com a black whater, um liquido negro proveniente do santo graal, onde quando ingerido pelos membros da ordem curar seus ferimentos rapidamente, e também lhes concede vida eterna ou quase isso ja que e dito que os membros da ordem vivem por seculos, a ordem conta também com algumas armas super tecnológicas para época, inventadas por Nichola Tesla.


Galahad e sua equipe investigam uma seria de assassinatos em White Chapel, porem descobrem que os assassinatos são causados por lobisomens, existe um grupo de rebeldes responsáveis por vários ataques terroristas na cidade que a principio parecem ter relação com os lobisomens mas não é bem assim e mais pra frente na historia nos deparamos com uma reviravolta interessante, bom a historia para por aqui, porque alem dos gráficos é a unica coisa que se sustenta no jogo, mesmo que clichê.


É muito interessante como o jogo tenta amarrar figuras históricas como Tesla e Jack Estripador e seres mitológicos, porem para por ai, o jogo é uma especie de filme interativo no melhor estilo pode olhar mas não tocar, sempre que encontramos uma nova arma ou item temos que examina-lo mas a unica finalidade parece ser mostrar para o jogador como aquela arma e detalhada, tudo é extremamente scriptado, dês de o caminhar nos cenários ate os combates com chefes, as partes jogo mais aberta são arenas de cover no estilo Gears of War. As armas não parecem ter peso a mira e solta, a sensação de atirar com uma pistola e a mesma que atirar com um rifle ou espingarda, head shots são fáceis de executar e corriqueiros.


O jogos tem aquele detalhe horrível da barras pretas na tela para manter a proporção 16:9 porém fica claro que este é um recurso usado para manter o frame rate do jogo. Também e bem curto com uma campanha que dura em media de 5 a 7 horas o problema e que a maior parte desse tempo são de cut-scenes.


Apesar do jogo ser muito bonito e ter todo um enredo interessante e frustante não poder andar livremente pelos cenários e a ação se resumir a combates de cover repetitivos e quick time events contra chefes de fase, capítulos curtos ou que se resumem a cut-scenes, fiquei com a sensação de que em certo ponto do projeto acabou o dinheiro então tiveram que terminar a historia do jogo em um certo ponto deixando o enredo em aberto, o fator replay do jogo não existe a não ser que se queira platinar o jogo, o que e muito fácil, 2 jogadas no máximo são suficientes.


O que me instigou mais com o jogo foi a construção da historia, em meio a uma conspiração de grandes proporções, mas também a relação entre os personagens, muito interessantes, mas nada se resolve, mesmo com algumas revelações bombásticas durante o jogos, seu final não se resolve deixando varias pontas soltas, e um protagonista enfraquecido, chato, dentro de uma sequencia obvia de clichês, o mais estranho é que quero mais desse universo uma mitologia tão rica com muitos personagens ainda pouco explorados, mesmo com o jogo sendo um fracasso de critica, espero mesmo que seja lançado uma continuação, com uma jogabilidade melhorada, e sem repetir os mesmos erros.


A dublagem do jogo e competente porem não se compara ao áudio original, recomendo que joguem com o áudio original e legendas em português. O Jogo também teve lançada uma edição especial de colecionador, com boneco, adesivos, artbook e etc, existe outra varsão mais simples acho que so com o boneco do Galahad.


Como exclusivo do playstation 4 The Order 1886 prometia muito, não acho que seja um fracasso total, como nova franquia da Sony tem um potencial grande, acredito que o Santa Monica Studios e a Head At Down podem fazer um próximo jogo melhor,

The Order é um jogo que vale como experiencia, não recomendo pagar o preço cheio do lançamento (R$ 179,99), acho que quando sair de graça na Plus vale uma conferida.