sábado, 21 de dezembro de 2013

The legend of Zelda a Link Between Worlds


E quem poderia imaginar que eu finalizaria mais um The Legend of Zelda em 2013, A Link Between Worlds esta facil no meu top 3 do dos melhores jogos de 2013, trazendo de volta os elementos que fizeram sucesso em A Link To The Past, A Link Between Worlds me prendeu como poucos jogos conseguiram esse ano.

Antes de mais nada, eu tinha muitas duvidas se este novo Zelda seria bom, apos ter gasto mais de 50 horas jogando Ocarina Of Time, eu não me via jogando um outro Zelda tão cedo, não que Ocarina tenha sido uma experiencia ruim, mas não tenho o mesmo apreço que muito tem por ele nem acho o melhor jogo de todos os tempos, também sei que minha identificação com o jogo e rasa pois não o joguei na época de seu lançamento, mas depois de toda essa volta e duvidas porque estaria eu jogando mais um Zelda e com tão pouco tempo apos terminar o ultimo, se você acompanha o blog ou segue no Facebook e Alvanista já se tocou que os textos que publico aqui são somente de jogos que eu finalizo, é uma regra simples e também faz com que eu me organiza a terminar a quantidade absurda de jogos que compro, mas então por que diabos mais um Zelda?

Bom eu apenas queria entrar no universo do jogo de uma maneira completa, tenho amigos que são apaixonados pela franquia, compram os livros jogaram todos os jogos e falam da serie com um carinho que muitas vezes ultrapassa minha compreensão.

Pra mim apesar de jogar muito jogos hoje em dia não tenho o mesmo carinho pelos jogo de atualmente que tenho pelos que joguei quando criança, são raros os casos que me pego fanboy de um jogo, porem ainda e possível encontrar textos aqui que demonstram isso, como o de Castle of Illusion, Megaman X e Sonic, jogos que tive contato quando criança e basicamente formaram o gamer chato que sou hoje.  

Mas com jogos como Zelda eu sempre mantive distancia talvez por ter me distanciado da Nintendo no fim dos anos 90, época que os grandes games da serie saíram. Então como nos últimos 2 anos tenho jogando muita coisa da Nintendo principalmente no 3DS, e apos ter terminado Ocarina of time meio que na marra e nunca ter terminado A Link to The Past, decidi que iria jogar este novo Zelda como se fosse o primeiro Zelda da minha vida.

Posso dizer que foi uma ótima decisão, não havia visto muitos videos sobre o jogo e não estava no hype, quando peguei o jogo e aquela abertura com visual me levou de volta para época do super Nintendo, foi ai que o jogo me pegou, eu nunca terminei A Link To The Past, lembro que larguei o jogo por achar muito difícil devia ter na época uns 12 ou 13 anos de idade, mas foi um dos jogos que mais marcou minha lembrança no super Nintendo. 


Então com o jogo em mãos um ar nostálgico la fui eu novamente me aventurar por Hyrule, e puta que pariu o jogo é épico, simples e divertido. O jogo se passa no mesmo universo de A Link To The Past algumas eras depois dos seus eventos, tanto que a abertura do jogo conta a historia a gerra pela Triforce e como um herói salvou o mundo e derrotou o malvado Ganon, em a Link Between Worlds somos apresentados a um Link que dorminhoco que trabalha para o ferreiro Blacksmith, como sempre o plot e rápido em 15 minutos você já tem uma espada em mãos um vilão definido e já esta em sua primeira dungeon.


O vilão em questão se chama Yuga e ele surge em Hyrule, com o objetivo de capturar os sete sábios de Hyrule, Yuga tem o poder de transformar as pessoas em pinturas, seu primeiro encontro com ele e no santuário e la ele transforma Seres  em pitura na tentativa de salva-la link não obtêm sucesso e Yuga então parte para o castelo atras da princesa Zelda, antes de partir para o castelo você conhece Ravio, um carinha divertido vestido  com uma roupa de coelho roxo que tem um amigo voador, ele acorda Link em sua casa e o adiverte do grande mal que recais obre Hyrule e que Link é o herói que pode salvar Hyrule, alem disso ele pede para ficar na casa de Link, pedido que claro Link prontamente aceita e como prova de gratidão Ravio da a Link um velho bracelete, Link então parte para o castelo, e dai em diante compre o jogo e aproveite a jornada por que vale a pena!


Então  o que há de novo em Link Between Worlds? bom o jogo e um Link To The Past com uma nova mecânica, onde Link pode se transformar em pintura nas paredes e explorar novos caminhos, outra mudança importante e que assuntou muita gente é o fato de que agora e possível alugar todas as armas que serão necessárias para evoluir no jogo ou seja  logo de cara claro apos pagar alguns rupees o jogador já pode ter todo o armamento necessário para vencer as dungeons, estas armas são oferecidas a Link por Ravio, porem se você morrer durante a batalha ele toma de volta todos os itens, porem mais a frente no jogo e possível compra-lo por uma contia especifica.


A preocupação com esse modo de aluguel de itens assustou muita gente alegando que a jogabilidade seria facilitada tirando o desafio, mas foi o contrario como o jogo motiva muito a exploração, esta opção acabou abrindo espaço para novos tipo de puzzle e o jogador facilmente consegue reconhecer áreas que não conseguira evoluir sem certas armas, alem disso o jogo tem muitos itens a serem obtidos para aumentar o poder  de Link e evoluir em certas dungeons tudo girando em torno da nova dinâmica de jogo, onde quase sempre e necessário se fundir as paredes para resolver os puzzles.


O jogo também tem muitos mini games divertidos, todos com foco em acumular mais dinheiro ou obter itens especiais. Alem disso existe um minigame baseado na função streetpass do 3DS onde o jogador deve encontrar um velhinho na Kakariko Village e la definir um inventario com suas melhores armas para seu personagem, com isso cada pessoas que tiver o jogo e encontrar com você pelo caminho poderá desafia-lo e ser desafiada pelo Link que você configurou, este é apresentado como Dark Link sempre marcado como uma placa na área onde se encontra o valinho em Kakariko Village.


Outro ponto alto do jogo é a musica, todos os detalhes dês de os sons de salvamento de jogo, abertura de baus e obtenção de itens, mesmo se repetindo a tantos jogos, são sempre muito legais, a musica de abertura e de deixar qualquer fan da serie com um sorriso de orelha a orelha.


Este Zelda apesar de se basear em Link To The Past, tem uma historia muito interessante com uma reviravolta bem legal ao final e com personagens muito carismáticos, como havia dito la no inicio, apos ter zerado Ocarina of Time, mesmo não sendo a experiencia mais prazerosa que tive com a franquia, eu realmente queria me divertir e de certa forma me apegar a estes personagens ao universo de Zelda, gostei muito do jogo, de todos os Zeldas que tive a oportunidade de jogar ate agora Link Between Worlds foi o que mais me diverti e me fez gostar ainda mais desta franquia da Nintendo.