quinta-feira, 31 de outubro de 2013

inFAMOUS


Foi a três anos, em uma viagem ao Paraguai, quando comprei inFAMOUS, eu tinha acabado de adquirir o meu PS3 e estava na neura para jogar os exclusivos da Sony, já tinha zerado Uncharted e inFAMOUS era o próximo da lista, porém joguei por umas duas semanas e acabei largando, não sei bem porque larguei, acho que enjoei ou saiu God of War 3 e inFAMOUS foi ficando de cantinho, esquecido. 

Bom depois de tanto tempo decidi pegar um final de semana e terminar este game, com isso lembrei por que larguei o jogo, simplesmente por ser repetitivo demais, com pouca variação de inimigos, o jogo se torna muito massante, com side quests que variam entre, "mate um grupo de inimigos", "proteja uma área", "desarme as bombas do prédio" e por ai vai. 

Todo plot da historia gira em torno de cole, durante uma entrega de pacote no centro da cidade, ocorre uma explosão monumental que mata varias pessoas e leva a cidade ao caos, porem mesmo estando no epicentro da explosão cole sobrevive e descobre que agora tem super poderes.


Cole ganha o pode de controlar eletricidade, podendo saltar e deslizar sobre fios e trilhos de metro, jogar rajadas de energia e etc.

Com a explosão a cidade passar a sofrer com especie de epidemia, as pessoas adoecem e caem nas ruas, em meio a esse caos gangues tentam dominar a cidade e Cole se vê no meio de uma trama mito maior e que  fato de ele estar no centro da explosão não é mera coincidência. 


O jogo e de mundo aberto, e introduz ou esquema de karma onde o jogador pode escolher salvar as pessoas ou matar e destruir tudo ao seu redor, com isso o jogador deve tomar certas decisões e fazer certar missões para seguir o karma bom ou o ruim, isso reflete no jogo o comportamento da população quando você é herói elas cumprimentam, quanto e vilão elas jogam pedras e te atacam, também existem dois finais, porem pouco diferem entre si.


Como o jogo e de mundo aberto, os cenários são bem grandes e dividido em 3 ilhas com diferentes facções inimigas dominando cada área. 

A historia e contada através de cutscenes em formato de quadrinhos bem legal, e criativo, na época de seu lançamento o jogo foi um grande sucesso do PS3, mesmo sendo muito  repetitivo, tem uma historia interessante, que mistura viagem no tempo e um draminha mexicano, rs. Prefiro não comentar mais detalhes pois o único motivo de terminar esse jogo foi por conta da historia que me fez chegar até o fim. 


Eu optei por fazer a historia buscando o carma bom, e acabei fazendo o final bom, depois acabei vendo o segundo final do carma ruim pelo youtube, pois sem chance que eu iria jogar tudo de novo. 

Os controles fluem bem, apesar do personagem ser bem solto na tela, a física do jogo e boa, e a curva de aprendizado e bem rápida.

Para um jogo longo, se você decidir fazer todas as quests e pegar todos os coletáveis vai gastar mais de 15hs fácil. Um fato curioso e que os táxis da cidade tem o simbolo do são paulo no capo isso é muito bizarro.


No geral o jogo é divertido, inovou alguns conceitos na época do seu lançamento, seguindo a escola do GTA e dos bons jogos do homem aranha, uma pena ser muito repetitivo.