domingo, 23 de junho de 2013

The Last of Us


Melhor jogo do ano, bom até agora na minha modesta lista de jogos lançados em 2013, The Last of Us ocupa tranquilamente a dianteira, e os adjetivos atribuídos ao jogos vão dês de incrível até o clássico phoda. 

Diferente de muitos jogos com uma temática pós apocalíptica e zumbis onde o negocio é fugir de zumbis, recolher itens e upar armas, ok! The Last of Us tem tudo isso, e uma outra coisa muito importante a mais, "uma narrativa contagiante", ouvindo o feedback de vários amigos que compararam a historia com filmes como Eu sou a lenda e obviamente a serie Walking Dead, além de rotular o jogo como genérico e mais do mesmo, essas mesmas pessoas também  afirmaram que o jogo é bom, eu pessoalmente achei o jogo ótimo.


Apesar das referencias ruins o jogo se destaca não pela temática zumbi ou pelo tipo de zumbi, interessante o conceito porem numa geração super saturada do gênero zumbi boas ideias acabam se repetindo ou ganhando comparações como as citadas acima. 


Mas vamos ao que interessa, o jogo, por que e tão bom, primeiro pela narrativa, de cara você já leva um soco no estomago com o prologo depois e transportado 20 anos no futuro, onde a merda toda do apocalipse zumbi esta estabelecida e Joel esta estabelecido no meio dessa pseudo sociedade organizada  no que sobrou do mundo, ele e sua companheira Tess são contrabandistas, que traficam armas, medicamentos e passes de comida, vivendo em uma zona militarizada na cidade de Boston, eles tem uma rixa com um outro contrabandista local que lhes deve algumas armas e munição e dai em diante você segue com os dois atrás de seu contrabando, no meio da confusão e logico da perda das armas Joel e Tess, acabam fazendo um acordo com Marlene uma integrante dos Vaga-lumes grupo terrorista ou resistência ao controle militarizado instaurado no que sobrou de Boston e outras cidades mas isso não fica claro, bom acordo consiste entregar uma garota Ellie a outros integrantes dos Vaga-lumes em um local especifico de Boston fora dos muros da cidade, Tess e Joel aceitam com a promessa de recuperar suas armas e munição.


Bom dai pra frente o jogo é uma montanha russa de emoções e reviravoltas, cada nova cidade inimigo e animação me deixaram cada vem mais vidrados no jogo, terminei em uma semana com cerca de 16hs cheguei a jogar 8hs direto no sábado. 

Fazia tempo que não ficava vidrado assim em um jogo, acho que o ultimo que terminei em uma semana foi God of War III, mas esse tinha um hype altíssimo, já por Last of US não alimentei um hype muito grande, estava curioso para ver como o jogo seria como seria a evolução da engine de Uncharted, a Naught Dog conseguiu melhorar a engine e criar cenários muito grandes e bonitos, personagens carismáticos, e inimigos assustadores. 


O jogo e inteligente e consegue colocar os zumbis em segundo plano, eu por vezes nem considerava em matar os zumbis, não por serem mais fortes e matarem rápido, mas por que a narrativa me deixou mais apreensivo com as pessoas não infectadas naquele mundo muito mais letais.

Não e difícil se apegar a Ellie, a personagem tem muito carisma por vezes parava admirando o cenário e os diálogos soltos entre ela e Joel, os dois crescem muito no jogo e criam um relação legal fazendo o jogador ficar cada vez mais curioso com o que a historia guardava para aqueles dois. 


A I.A do jogo também e bem feita, no começo me assustei com a inteligencia dos inimigos dando volta no cenário pra te pegar desviando da mira, mas com o tempo e possível sacar como os inimigos se comportam e surpreende-los pela costas ou matar com um tiro certeiro. 

A dublagem do jogo também é um show, a melhor dublagem ate agora de um jogo exclusivo da sony, casaram bem com os personagens e não comprometeram em nada a narrativa.


O modo on-line joguei umas 3 vezes basicamente o jogador escolhe entre caçadores e vaga-lumes e se matam por território e suprimentos em combate 4x4 morrer é muito fácil e o jogo é arrastado não acrescenta muito ao jogo como experiencia, mas o que vale mesmo o o single player. 

Bom me segurei ao máximo aqui para não dar spoilers da historia, gostei muito do final bem corajoso e inteligente apesar de simples, mas é isso ai Last of Us é algo inovador que abusa das mesmices e consegue ser bom, irônico, como não poderia deixar de ser, então joguem!

Até a próxima!