sábado, 26 de janeiro de 2013

Paper Mario Sticker Star


E vamos pra mais um jogo do Nintendo 3DS fechado, desta vez Paper Mario Sticker Star, que jogão a Nintendo sempre mandando bem com suas franquias. 

Paper Mario Sticker Star   do 3DS é um daqueles jogos que faz você perder horar e horas explorando cada canto  do jogo, procurando itens escondidos e novas maneiras de derrotar seus inimigos, porem se você pensa que por ser um jogo de portátil  com um visual bem infantil  que esse jogo e pra criança, bom melhor repensar seus conceitos, o jogo e bem difícil e em alguns momentos pouco intuitivo, apesar de muito bem elaborado e detalhado. 

A historia do jogo se passa durante o festival anual do cometa adesivo, onde durante sua passagem todos os abitantes do reino do cogumelo se reúnem para prestigiar o cometa, porém como sempre Bowser entra sorrateiramente no festival e tenta agarra o comenta afim de obter todo o poder do cometa para si causando uma grande explosão e partindo o cometa em varias partes espalhando todas elas por todo o reino, porem Bowser consegue o que que e fica com a coroa do cometa o que lhe deixa super poderoso, e pra finalizar ela ainda rapta a princesa Peach. 

Com esse plot, by Nintendo super inovador, cabe agora a Mario em sua versão papel juntar todos os framiguentos do cometa, derrotar Browser e salvar a princesa, e para isso ele conta com a ajuda de Kersti o adesivo real.

A jogabilidade e basicamente um RPG por turnos, porem os poderes que Mario utiliza vem dos diversos adesivos espalhados pelas fazes, todos são poderes que já vimos em outros jogos do encanador ou são variações adaptadas ao contexto do jogo, mas basicamente Mario usa seu martelo já visto nas sagas de RPG Mario & Luigi, porem em Sticker Star diferente de seu predecessor do Wii onde o conceito era mudar a perspectiva da visão do jogador, aqui é introduzido o conceito de paperizar, bom com a ajudar de Kersti Mario pode utilizar objeto encontrado durando o jogo como adesivos, que são utilizados para resolver enigmas ou como um poder especial durante as batalhas. 

O jogo e cheio de enigmas envolvendo esse objetos, que são muito bem pensados para jogabilidade e amarram muito bem o jogo onde os cenários mudam totalmente quanto se realiza uma ação, ou se resolve um enigma, porem alguns dos enigmas do jogo são bem difíceis e nada intuitivos, porem depois de um tempo jogando a maneira de pensar imposta pelo jogo passa a ficar mais natural. 

Esse também e mais um jogo onde Luigi não é um personagem jogável ele nem aparece na historio, porem ele é colocado como um ester egg no jogo, escondido em algumas fase onde é necessário encontra-lo, se o jogador o encontrar nos 5 lugares possíveis, é liberado um extra nos créditos finais do jogo. 

O jogo tem cenários lindos com a arte bem trabalhada, é realmente um jogo bonito e bem acabado  o 3D não é nada espetacular, eu preferi jogar sem, percebi o gráfico bem serrilhado com o uso do 3D. 

O jogo é bem divertido e tem umas ótimas tiradinhas entre os personagens, o final tambem é bem legal, eu levei 32 horas de jogo para termina-lo, mas explorei demais o jogo e travei em algumas partes, então imagino que seja possível fechar em bem menos tempo. Bom vou ficando por aqui, até o próximo jogo.