domingo, 24 de junho de 2012

Uncharted Golden Abyss


Primeiro jogo de Vita fechado em 2012. não consigo enjoar de Uncharted, e Golden Abyss foi uma boa jogada da sony para acompanhar o lançamento do Vita. 

O jogo em si é muito bonito e mesmo não sendo desenvolvido pela Noughy Dog, desta vez quem fez o jogo foi o Bend Studio e eles conseguiram seguir o mesmo padrão de qualidade visto nos predecessores do PS3, os gráficos no vita não devem em nada para ao PS3, os mais atentos conseguiram reparar alguns serrilhados e camadas pré-renderizadas para formar cenários que não são tão grandes como querem parecer. 

Mas quando jogamos Uncharted o que importa mesmo é a aventura, e onde Nathan Drake se meteu dessa vez. Bom o jogo é um prequel da serie, e se passa na America Central, abusa muito dos esteriótipos de milicias de países latinos como a Colômbia por exemplo, mas o jogo em si não cita um pais especifico e isso pouco importa. 

Nate como sempre sarcástico dessa vez começa o jogo ao lado de Dante um trambiqueiro que o convida a caçar um tesouro perdido na America do Sul, o Abismo de Ouro, de cara já sentimos a falta de Sully e parece que a relação entre Drake e Sully não esta muito bem, porem somos apesentados também a uma nova personagem Marisa Chase (eu acho que ela é brasileira) e como sempre temos um vilão maluco lider da milicia que também que encontrar o tal Abismo de Ouro. 

O jogo e cheio de reviravoltas como já é comum nos jogos da serie porem um coisa me incomodou bastante, a diversidade dos cenários, o jogo se passa todo em florestas e no máximo muda pra uma caverna ou galpão no meio da selva. 

O jogo é praticamente um benchmark completo do Vita explorando praticamente todos os recursos possíveis e imagináveis do portátil, começando pelos movimentos de escalada onde o jogador pode deslizar os dedos sobre os pontos onde Drake precisa seguir e ele vai sozinho, o touchpad traseiro também e utilizado para ajustar a mira das armas e o zoom da câmera, é existem puzzles que é necessário tirar fotos em certos pontos das fases, vários quick time events que utilizam a tela de toque do vita, onde bastas seguir setas nas tela, o combate melee também é com toques na tela (meio chato mas funciona bem) Nate também tem um facão que só pode ser utilizado para acessar áreas escondidas por bambus e panos, seguindo a setas de na tela do Vita onde os materiais são cortados na ordem das setas. 

Na maioria do puzzles é necessário esfregar a tela para revelar os desenho e depois montar os quebra cabeças, também temos puzzles com a câmera esse achei muito idiota apesar de ser bem interessante para a temática do jogo mas ter que ficar apontando o vita pra uma fone de luz forte e bem chato, outro bem idiota e  uso de acelerômetro quando Drake esta andando sobre lugares estreitos como troncos do nada ele perder o equilíbrio e uma barra de equilíbrio surge onde é necessário balançar o vita para que Nate mantenha o equilíbrio muito chato. 

No geral Golden Abyss é um ótimo jogo, é bem longo também com 34 capítulos, terminei em 12hs, uma pena o jogo não conta com um modo on-line, porem tem um modo chamado black market onde o jogador pode trocar itens com outros jogadores utilizando o recurso do aplicativo Near do Vita.

Bom jogo, ótima estreia para o vita, até o próximo!