quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Dead Island


Maior jogo do ano ou maio decepção do ano?

Começo este review com esse questionamento pois o hype gerado em cima desse jogo por conta daquele  trailer todo em CG de trás pra frente que não mostrava nada da jogabilidade do jogo, além de apresentar uma familia que nem e citada na historia e pior esse evento apresentado no trailer não esta inserido no jogo de nenhuma maneira, como por raios posso dizer que esse jogo mereceu esse hype todo? E como poderia esperar que esse jogo fosse bom?

Eu realmente esperava esse jogo estaria entre os melhores do ano, e então veio setembro de 2011 jogo foi lançado e claro uma amiga minha trouxe pra mim direto dos EUA dois dias depois do lançamento e lá estava eu jogando o tão esperado Dead Island e no entanto o jogo deixou uma primeira impressão bem legal, logo de cara temos a abertura do jogo um maluco bêbado na balada interage com varias pessoas e alguns eventos estranhos acontecem mas o cara não esta nem e depois de tomar uns tapas por ser abusado se manda bêbado pro próprio quarto e apaga!

Ai então antes e começar a jogar você escolhe um entre os 4 personagens disponíveis:

Xian Mei: Uma chinesa que trabalha no hotel do resort da ilha ela é rápida e especialista em facas.

Purna: Uma ex-policial, segurança do resort especialista em armas de fogo.

Logan: Um ex-jogador de futebol americano especialista em lançamento de armas (juro ta no encarte do jogo).

Sam B: Um rapper em decadência trabalhando nas baladas do resort especialista em armas pesadas.

Então lembra da abertura do jogo do cara bêbado apagando no quarto de hotel, então você escolheu seu personagem e o mesmo acorda no quarto do hotel com aquela puta ressaca, WTF! (seria legal se cada personagem começasse o jogo em um lugar/situação diferente).

Bom o jogo tem uma aparência bonita, os cenários são grandes e o jogo se passa por 5 cenários principais que são o Resort, a cidade de Moresby, a  Selva, o Laboratório e a Prisão, além de cenários secundários dentro dos 5 citados como os esgotos, o hotel, a prefeitura da ilha e alguns prédios e casas da cidade geralmente palcos de alguma missão importante para historia.

A jogabilidade segue pelo caminho do melee armas de fogo nas primeira horas do jogo são raras, você utiliza em sua maioria remos e pedaços de madeira, facas canos de metal entre outros objetos, e a medida vai matando zumbis e cumprindo as missões você ganha XP e aumentando seu nível também ganha pontos de habilidades que devem ser usados para aprimorar suas habilidades que estão divididas em 3 tipos, Furia, Combate e Sobrevivência,que lhe dão habilidades como aumento de estamina, vida, possibilidade de abrir cofres, mais velocidade entre outros.

Você também tem que recolher dinheiro procurando nas malas no lixo em todos os lugares possíveis, com o dinheiro você pode construir novas armas, juntando objetos que você também encontra no jogo como baterias e pregos, os upgrades mais básicos são as armas com descargas elétricas, também possível consertar as armas utilizadas (detalhe elas se quebram muito rápido e isso torna seus ataques menos eficientes) e fazer upgrades para que se tornem mais resistentes mas pra isso e bom juntar muita grana.

As missões que você deve fazer para progredir na historia ficam espalhadas pelos principais pontos da ilha que você vai tendo acesso conforme vai realizando as missões principais, sempre interagindo com um personagem que pede a para realizar uma tarefa, sempre que você aceita uma missão o mapa traça uma linha e marca a distancia que você tem que percorrer, isso ajuda bastante no processo.

Cada capitulo tem de uma a quatro missões principais existem também missões alternativas e recorrentes que não são obrigatórias para evolução da historia mas se você nao realizar uma boa quantidade delas vai sofrer pra avançar no jogo.

Bom vamos as criticas, jogo é bastante bugado, é comum o personagem ficar preso entre objetos, a renderização da tela as vezes demora e você consegue ver as texturas se formando enquanto a tela é carregada na sua frente, para um jogo grande a variedade de inimigos é pequena e as missões são muito repetitivas, personagens parecem tanques de guerra pesados e lentos talvez uma escolha equivocada de jogabilidade, este problema começa a ficar menos irritante quando você chega próximo do nível 20 e investiu no upgrades das habilidades de combate.

Também é incrível como um zumbi que estava na sua frente do nada aparece nas suas costas, aparecem em salas vazias e atravessam portas, o jogo só nao e mais frustrante por conta do respaw do seu personagem que é imediato no ponto em que você morreu e os inimigos ficam com o dano causado antes da morte, a única punição pela morte é a perda e algum dinheiro, isso tira um pouco do desafio do jogo mas também pudera durante boa parte do jogo o maior desafio é conseguir controlar um personagem pesado e disléxico.

Encontrei também problemas com os saves, após terminar varias missões e chegar no capitulo 5 cansei desliguei o videogame e no dia seguinte ao retornar ao jogo eu estava no capitulo 2 mas com missões do capitulo 5 realizadas, mas cai do level 15 pro level 10 com meu personagem, como assim? como o jogo não tem um opção que lhe permite salvar a hora em que você quiser ele salva sozinho então parar de jogar passou a ser um terror por que nunca sabia em que ponto o jogo tinha sido salvo e se tivesse que jogar novamente 4 horas de jogo que acabei de realizar teria abandonado o jogo.

O modo Online é caótico no momento do lançamento tinha uma porrada de pessoas disponíveis para jogar, onde você pode entrar no jogo alguém ou vice e versa, porem você so pode interagir com quem esta no mesmo capitulo que você então se você esta no capitulo 10 e um amigo seu no pegou o jogo ontem e esta no capitulo 1 vocês só vão jogar juntos quando ele chegar até mesmo ponto que você partindo do principio que você esperou ele chegar neste capitulo ou então você também começa de novo o jogo (e acredite você vai preferir esperar seu amigo chegar ate o mesmo capitulo que você).

Mas o jogo também tem alguns pontos interessantes, tem uma barrinha de fúria que você pode utilizar segurando o botão circulo quando a barra estiver cheia a tela fica toda branca com um efeito slow motion igualzinho ao do jogo do afro samurai) e você consegue matar inimigos bem rapinho com a chance de multiplicar o XP ganho de pendendo dos combos que conseguir fazer, esta técnica e muito útil contra os inimigos mais fortes, temos também a barra de energia e a barra de estamina essa me deixa puto porque no começo seu personagem cansa muito rápido e você fica indefeso muito facilmente, todas essa barrinhas podem ter sua duração e tamanho aumentados, conforme você ganha XP e pontos de habilidades.

As animações dos zumbis ficaram bem interessantes você bota fogo nele e ele meio que murcha e fica todo queimado e detonado, desmembramentos tem animações bem legais, ficou evidente que eles investiram bastante na criação dos zumbis e talvez por isso o restante do cenário seja por vezes mal feito e bugado, e como mencionei anteriormente são poucos tipos de zumbis, são 6 tipos, alguns chupinhados do Left 4 Dead são eles:

Walkers, são lentos sozinhos são diversão garantida em grupos se você estiver num nível baixo e nenhuma arma cortante como um fação nem tente é morte certa, existem alguns mais fortes com mais resistência ele geralmente são grandões fáceis de reconhecer.

Infected, há esses filhos da puta correm que é uma beleza e adoram fazer escândalo, sozinhos ou em grupo se você vacilar, morreu.

Flooater, é um gordinho ele não explode como o do Left 4 Dead, mas vomita uma gosma verde em você, são chatos de matar.

Ram, esta e grandão e corre na sua direção como um touro veste uma camisa de força e se você chegar muito perto vai tomar um chute bem no meio da cara.

Butcher, eu chamo esse de "toquinho" é uma versão mais forte do Infected mas sem os antebraços então os ossos que sobraram dos braços dele funcionam como laminas, ele é bem bizarro.

Suicider, esse ai tem um tumor explosivo no corpo e fica gemendo é só você passar perto dele que ele explode, atacá-lo a curta distancia é morte certa.

Bom zumbis são só esses ai variam bem de etnia e vestimentas, você também enfrenta em certos momentos sobreviventes armados isso da uma boa mudada no clima das batalhas porém sem grandes dificuldades para derrotá-los, a A.I de cover desses inimigos e bem fraquinha.

O jogo pra mim foi bem longo levei 40hs pra fechar deixei apenas 3 missões paralelas por fazer, acho que é possível terminar em menos de 10hs fazendo só as missões principais.

Mesmo com os bugs e uma historia bem rasa (preferi não comentar aqui por que tem algumas reviravoltas que tornam a experiencia interessante) consegui me divertir por um bom tempo com o jogo quando você atinge um level alto e seu personagem fica mais fácil de controlar e você consegue encontra bastante armas de fogo e munição, se torna bem agradável explodir algumas cabeças de zumbis com a shotgun.

O jogo trouxe boas ideias a esse gênero tão saturado porém comete falhas imperdoáveis para jogos desse tipo além das que citei anteriormente uma das que mais me irritou foi que apos zerar o jogo, não existe opção de escolher um capitulo aleatório ou seja se quiser revisitar a prisão por exemplo você tem que jogar a porra do jogo todo de novo.

Mesmo com todo esse problemas o hype garantiu ao jogo boas vendas, e recentente saiu um DLC chamado Dead Arena, as poucas informações que tenho e que vai funcionar como o modo horda de Gears of War, onde você deve enfrentar ondas de zumbis com a possibilidade de 4 jogadores ao mesmo tempo, eu não boto meu dinheiro nisso não.

Bom Dead Island com certeza não sera o jogo do ano, mas se você insistir um pouco da até pra se divertir com ele, mas sem uma opção de selecionar capitulos duvido que você queira jogar mais de um vez.