domingo, 19 de junho de 2011

Mario vs Donkey Kong: Mini-Land Mayhem!


Mario vs Donkey Kong, um puzzle muito legal para o DS. Este é o terceiro da série: o primeiro saiu para o Game Boy Advance, e o segundo para o DS; estes dois eu joguei muito pouco.

Só pra contextualizar, o jogo é uma homenagem ao "Jump Man" clássico jogo de arcade onde Mário (o Jump Man) tem que subir uma série de plataformas e derrotar o Kong (Donkey Kong) para salvar a mocinha.

Em Mini-Land Mayhem, DK rapta novamente a Pauline, e Mário deve salvá-la. Ele conta com a ajuda de “mini-Mários” que devem passar por diversas fases resolvendo uma série de quebra-cabeças, coletando moedas, moedas-Mário, troféus e cartas. Para isso, cada fase lhe disponibiliza um tipo de ferramenta: plataformas, escadas, molas, esteiras e canos.

O jogo está bem bonito, assim como “Mário & Luigi: Bowser Inside History”, e a história é muito bacana apesar de se repetir pela terceira vez.

Desta vez, o jogo se passa num parque de diversões e se divide em 8 fases de 10 telas cada. Em cada fase, você deve coletar 9 cartas, 9 troféus e até 12 moedas-Mário. As fases se dividem da seguinte maneira:

Desafios: São 8 fases de desafios. No 4º desafio, você sempre deve levar para sua respectiva porta, além dos mini-Mários, mini-Toads, mini-PeachPrincess, mini-DonkeyKongs e mini-Paulines. No 8º, você deve guiar os mini-Mários até sua porta, porém, nesta tela, a porta tem uma corrente e um cadeado e um dos mini-Mários tem a chave. No entanto, ele precisa ser o primeiro a chegar à porta para abri-la e completar a fase.

Donkey Kong: É a tela do chefe, onde você sempre enfrenta o Donkey Kong, que fica numa plataforma jogando coisas nos mini-Mários; eles têm que chegar às plataformas e acionar botões que atacam o DK.

Mini-games: São liberados quando você coleta todas as cartas de uma fase. Nestes mini-games, você deve colocar os mini-Mários, que caem dos canos em suas respectivas caixas com a ajuda das plataformas e demais objetos. Se bater o recorde de pontos, você pode ganhar até três moedas-Mário.

Special Levels: Aqui, a cada cinco moedas-Mário coletadas é liberada uma tela. O conceito muda levemente, ao se iniciar uma tela, você não define quando os míni vão começar a se mover; ao iniciar a tela, eles já entram automaticamente em movimento. Não é necessário jogar estas telas para fechar o jogo.

Expert Levels: Após fechar o jogo no normal mode, você pode jogar mais 8 telas no expert mode, que são liberadas dependendo da quantidade de troféus que você coletou durante o jogo. A cada 10 troféus, uma tela é liberada; são necessários 100 troféus para acessar todas as telas.

Plus Mode: Após fechar o jogo, você tem acesso ao plus mode (um replay bem legal) com novas telas em cada fase, onde o nível de dificuldade aumenta: além de levar os mini-Mários, mini-Toads e etc., para a porta de saída, agora você deve fazê-lo numa determinada ordem de chegada, definida no início de cada tela.

Construction Zone: Neste modo, você pode criar telas e disponibilizá-las online para seus amiguinhos também jogarem no challenge mode. Eu não curto muito esses modos de jogo, porém, pra quem curte, tem um tutorial bem interessante que deixei de lado após algumas tentativas.


Parece que só a Nintendo sabe fazer jogos legais e bonitos para seus consoles. Para quem tem um DS, Mario vs Donkey Kong: Mini-Land Mayhem! é um dos jogos que você não pode deixar de jogar!

Você também pode encontrar esse review no Fenix Down é só clicar aqui.