quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Until Dawn


Um jogo que é um ótimo filme trash de terror, Until Dawn desenvolvido pela Supermassive Games é um exclusivo do PS4, com uma historia assustadora e surpreendente. 

Until Dawn conta a historia de 8 jovens que se reunem num chalé em uma montanha, o jogo começa com um flashback de um ano antes o grupo apronta uma pegadinha que acaba resultando no desaparecimento das irmãs Beth e Hanna, um ano depois seu irmão Josh convida novamente o grupo para passar um final de semana no chalé no aniversario do desaparecimento de suas irmãs. 

Dado o plot inicial temos 8 personagens jogáveis em momento específicos conforme as suas decisões para a evolução da historia, cada personagem tem uma personalidade distinta, com base nos clichês dos filmes de terror, então temos a vadia (Jessica), o esportista (Matt), o descolado (Mike), o bobão (Chris), a nerd (Ashley), e chata (Emily) e a mulher forte que claramente e a protagonista (Sam), e por ai vai. 

Foram divulgados durante sua produção trailers Live Action iterativos muito Legais, que apresentam bem o clima do jogo, e emulam bem a jogabilidade apresentada.


A jogabilidade não é nada de inovador, segue a mesma linha de jogos como Reavy Rain e Beyond Two Souls, muitos quicktime events e muitas decisões a serem tomadas para evoluir na historia e seus diversos caminhos possíveis ate sua conclusão, diferentes decisões podem mudar o final do jogo, bem como as relações entre os personagens, o que altera seu status em relação a cada um dos personagens isso influencia em quem vive ou morre é um sistema de carma, pautado pelo conceito do efeito borboleta, não se preocupe no inicio do jogo e explicado como isso funciona.

Ainda para aumentar a imersão do jogador ente os capítulos passamos por uma breve consulta com o psicologo, que lhe faz algumas perguntas e influenciam em algum interações que teremos no jogo, uma delas é que tipo de mascara o assassino usa durante o jogo. Outra coisa interessante é que o jogo apresenta o % de jogadores que tomaram cada decisão, claro se você for uma pessoa muito influenciável fique tranquilo isso pode ser desativado.

O jogo possibilita que todos o personagens sobrevivam ou morram, todas as ações são baseada em quicktime events uso do analógico esquerdo para movimentação do personagem e o direito para tomadas de decisões.

Cada personagem e baseado nos atores que os interpretam no jogo, isso é um ponto muito legal pois no inicio vem aquela sensação estranha, nossa esse cara parece aquele ator da serie X ou da serie Y, alguns fizeram ou vem fazendo trabalho de destaque na TV atualmente.  

Até sua metade Until Dawn parece ser um filme de Slasher com o assassino/maniaco estabelecido e todos fugindo desesperados para sobreviver, sua virada na historia traz um contexto sobrenatural, que até certo ponto destoa do que foi apresentado no inicio mas acabá casando bem com o enredo proposto.

Como jogo/filme Until Dawn  bem competente e divertido, tem por volta de 6hs de gameplay, pena que pelas opçoes de finais possíveis seu replay e muito pequeno, porem esta previsto para o ano que vem um DLC (stand alone imagino eu), para o óculos de realidade virtual da Sony, a principio será um shooter on Rail chamado Until Dawn: Rush of Blood, bem diferente do jogo original.

Para quem curte jogos com esse tipo de narrativa until dawn e o melhor já feito até aqui, eu estava com o pé atras pois não gostei muito de Heavy Rain e Beyond Two Souls, porem Until Dawn me agradou bastante, portanto paro por aqui meus comentários sobre o jogo para não estragar a sua experiencia.

Terminei o jogo a primeira vez e só sobrou um personagem, eu realmente quis que dois deles realmente morressem, mas foi foda não salvar pelo menos mais dois personagens, não é um jogo dificil de platinar, mas é cansativo mesmo com um guia e necessário jogar pelo menos 3 vezes.