sábado, 5 de setembro de 2015

Horizon Chase


Sem duvida um dos melhores jogos do ano Horizon Chase, atualiza a velha formula dos jogos de corrida da era 16 bits, com um trilha sonora incrível, belos gráficos e uma jogabilidade precisa, desafiadora e muito divertida.

Se você já jogou TopGear já deve saber o que é e como é Horizon Chase, lançado pelo estúdio brasileiro Aquiris Game Studio, em agosto desse ano (2015), para iOS, o jogo e uma deliciosa releitura de jogos como o já mencionado TopGear e OutRun.


O jogo  tem um gráfico muito bonito e foi feito com uma técnica quem vem se tornando bem popular chamada LowPol basicamente são usados pucos polígonos vetorizados com texturas solidas e muitas cores, o que da aquele visual de PS1 mas sem o serrilhado horrível. 

Horizon Chase, se apropria de muitos elementos dos clássicos de corrida da era  dos 16 bits, mas se mantem interessante por si só, alem da jogabilidade e estilo visual o jogo também se apropria muito bem de uma trilha sonora nostálgica usando uma técnica bem simples, convidar o compositor do jogo TopGear Barry Leitch, então ouve ai a musica tema do jogo:



Com o envolvimento do Barry Leitch rolou também um concurso para remixes das musicas do jogo promovido pela game áudio academy (software de criação de musica para jogos) onde você pode conferir os ganhadores nesse link: http://www.gameaudioacademy.com/horizonchase/ (recomento uma olhada no fim da pagina para o link de uma pagina que detalha uma certa copia física da trilha sonora do jogo). 

Bom vamos ao jogo são 8 copas que passam por 8 países, EUA, Chile, Africa do Sul, Brasil, Grécia, Islândia, Emirados Árabe e Índia, cada pais passa por 4 cidades com e 2 a 3 pistas e uma pista bônus, onde é possível desbloquear upgrades para o carro (caso termine em 3º) ou um novo carro (caso termine em 1º).

Para abrir todas as copas é necessário vencer as corridas e pegar as moedas azuis espalhadas pelas pistas, o % de completude de cada copa e medido pelos troféus, quantidade de moedas obtidas e combustível economizado. Terminar uma copa vencendo todas as corridas também libera um novo carro. 

Ao todos são 18 carros disponíveis no jogo, alguns deles são claras copias de carros reais e homenagens a carros famosos de alguns filmes, outro ponto interessante que faz referencia ao TopGear são frases ditas pelos carros ou supostamente pelos pilotos, cada carro tem suas frases especificas e são bem divertidas. 

As pistas são bem variadas e cheias de efeitos, pistas com chuva, praias desertos, tuneis corridas a noite, entre outras, um fator de dificuldade que me irritou bastante foi a dificuldade de ultrapassagem, pois bater na traseira do carro a sua frente o impulsiona então ao soltar um nitro e imediatamente bater na traseira daquele carro em segundo lugar e muito irritante. 

Diferente de TopGear onde era necessário passar no PitStop para reabastecer o combustível, em Horizon Chase temos que pegar os galoes de combustível espalhados pela pista, não pega-los em cada volta pode ser fatal. 

O jogo e bem leve rodou com pouquíssimo lag num Iphone 4 e tranquilamente num Iphone 5 e Ipad, a Aquiris anunciou no twitter que logo teremos uma versão para PC, o que é muito bom pois mesmo jogo na sua versão mobile possuir suporte a controles estes são muito caros, ainda sim é tranquilo jogar com os controles de toque mas acho que com um controle o jogo se torna mais preciso. 

O jogo possui alguns desbloqueáveis que consiste em conseguir todos os troféus de primeiro lugar e todas as insignias PRO, com isso são liberados uma musica extra uma releitura de um certo jogo que inspirou este, e um filtro chamado de modo retro, esse achei bem ruim pois não agrega nada ao jogo, e destravando todos os carros é liberado um carro secreto muito famoso no cinema.

Pra quem quer saber mais sobre o jogo pode visitar o a pagina do Tumblr  do jogo lá tem muitas informações bem legais http://horizonchase.tumblr.com/ 

Gostei bastante do jogo, sempre gostei muito dos OutRun de Master System e Mega Drive e boa parte da minha experiencia com o Super Nintendo envolveu o TopGear, pra mim Horizon Chase entra facil na lista de melhores do ano, recomento muito, então bora jogar!