sábado, 11 de julho de 2015

Whispering Willows


Tirei a poeira do PSVita para jogar mais um jogo Indie, desta vez joguei Whispering Willows jogo interessante onde uma garota segue em busca de seu pai desaparecido numa mansão mal assombrada e muitos puzzles. 

Elena é uma garota, e ela vê gente morta, mas não e só isso ela também pode projetar seu espírito e explorar diferentes lugares, mas pra isso é necessária uma abertura grande o suficiente para sua forma etérea passar. 

Lançado no inicio de julho para PC, PS4 e PSVita, Whispering Willows e mais um daqueles jogos indies com uma proposta interessante mas com execução aquém do esperado, não me entenda mal e um bom jogo mas parece que falta conteúdo. 


O jogo tem uma estrutura de exploração de cenário que lembra jogos como Lone Survivor, não existe combate, o jogo a basicamente explorar e resolver puzzles que consistem em pegar um item aqui, abre uma porta ali, entrega item para um personagem abre outra porta e por ai vai. 


Não quero falar muito da historia pois é a coisa mais interessante do jogo alem da estética, achei o jogo muito bonito alias, mas a historia gira em torno de Elena, quem tem seu pai desaparecido, enquanto trabalhava como jardineiro de uma antiga mansão, o mote da historia é que Elena tem um sonho e vê seu pai preso por um espirito e decide resgatá-lo, ela tem um colar com uma pedra que lhe da o poder de projetar seu espirito e com isso se comunicar com espíritos presos na terra. 


A historia ainda trata de temas delicados como colonização do oeste americano, opressão dos povos indígenas etc. achei bem legal a maneira como a historia e personagens são descritos e apresentados, e já esta bom acho que consegui dar o overview da historia sem contar detalhes. 


A trilha sonora também e interessante com musicas que casam bem com o ambiente e o cima de terror que o jogo tenta passar, e como mencionei ante a arte do jogo e muito bonita apesar de poucos cenários a quantidade de detalhes nos cenários casaram muito bem com o clima do jogo.

Uma das coisas que me incomodaram no jogo e a questão do colar em momento algum é explicado como Elena conseguiu esse negocio, outra coisa se Elena pode liberar seu espírito por que rios ela não pode atravessar paredes? Tudo bem que ninguém realmente sabe como um fantasma se comporta e qual a sua relação física com objetos e tal mas o consciênte coletivo é de que espíritos atravessam paredes. 

Apesar desse detalhe a jogabilidade no mode espirito e basteante interessante e totalmente voltada para exploração dos cenários. 


O jogo também é bem curtinho com um pouco de atenção ao diálogos e textos do jogo que são muitos, e possível terminar em menos de 1hr. Com relação ao menu de inventario,  parece desnecessário que que não exite interação para escolha de itens servindo mesmo só para o jogador saber o que que já pegou. 

Apesar das criticas gostei do jogo, não acho que vale U$ 9,99 (há o jogo e crossbuy) mas se o preço cair ou ficar de graça na Plus vale uma conferida honesta.