quarta-feira, 3 de junho de 2015

Mighty Final Fight


Você já deve ter jogado uma das inúmeras versões de Final Fight certo, mas será que você já jogou a verão de NES conhecida como Mighty Final Fight?

Esta versão foi lançada para NES em 1993 época em que o Super Nintendo já dominava o mercado a quase 4 anos, e olha que muitos podem achar esta versão melhor que a versão do Super Nintendo.O jogo não e considerado oficial para a cronologia de Final Fight, então isso se resume aos 3 jogos de Super Nintendo e aos personagens utilizados na serie Street Fighter. Mighty Final Fight é na verdade uma parodia da versão original do jogo, com os personagens ao estilo Super Deformed ou Chibi, aqueles bonequinhos cabeçudos muito populares no japão. 


Aqui o Plot é basicamente o mesmo do jogo original de Arcade a filha de Haggar, Jessica é raptada pela Mad Gear por que seu lider Belger esta apaixonado por ela, então como no jogo original, Cody, Guy e Haggar vão em busca de Jessica sentando a porrada nos bandidos. 


O jogo e para apenas 1 jogador e conta com 5 fases, como na maioria dos Beat'em Ups do NES temos em tela somente 2 inimigos por vez e é comum o efeito "inimigo transparente piscando" apesar de ser um jogo de NES ele até que é bem colorido, e tem um boa diversidade de inimigos. Inimigos conhecidos como Poison, "J" e os Andore estão presentes e temos também os inimigos chamados de Tequila este baseado no El Gado e Serge um novo inimigo que uni as habilidades de Axl e Slash (aquele inimigo chato que defende), mas Serge e a cara do Rolento dadas as devidas proporções. 


Outro diferencial do jogo e o sistema de level, na parte inferior da tela existe 6 quadradinhos e um contator quando eliminamos um certo numero de inimigo um quadradinho é preenchido, porem não notei grandes diferenças cada vez que um level é alcançado, a partir do level 3 e possível realizar um golpe especial, Cody da uma especie de Hadouken, Guy um chute estilo Shoryuken e Haggar realiza um agarão bem legal, para executa-lo basta fazer meia lua pra frente e o botão de soco. Pessoalmente o especial de Cody e o mais legal e bem útil contra os chefes.


Tambem e possivel utilizar armas, Cody consegue pegar uma faca no Cenario, Guy uma estrela ninja e Haggar um Martelo, a melhor arma e a de Guy por pode ser utilizada a distancia, e possibilita 5 ataques. Apos as fases 2 e 4 temos também uma fase bônus, mas aqui ambas consistem em simplesmente destruir barris que rolam em sua direção, e os prêmios são  pontos para aumentar o level ou uma vida.


Os chefes são 5 fases 5 chefes certo, a unica coisa chata é que alguns se repetem, na primeira fase temos Damnd tambem conhecido como Trasher, é o gordinho saltante do primeiro jogo. Na segunda faze o chefe é Sodom o samurai com as espadas o terceiro é Abigail o Andore moicano de roupa branca do jogo original, ele esta mais bizarro neste jogo ele ataca fazendo um agarão seguido de um beijo.


Na fase 4 temos Sodom Mais uma vez mas com a roupa de cor diferente, e um novo ataque, e na ultima faze temos que enfrentar Abigail novamente e Sodom Novamente e finalmente Belger, mas não sua versão numa cadeira de rodas e sim sua versão ciborgue, apesar de ser um ciborgue seu padrão de ataque e parecido com o do jogo original ficando num dos estremos da fase e atirando projeteis.


Pesquisando um pouco sobre o jogo descobri que na verdade não enfrentamos Sodom 3 vezes, os que aparecem na sequencia são seus irmãos, Masamune e Murasame respectivamente. Achei uma pena Repetirem Abigail e mesmo sendo irmão de Sodom acho que poderiam incluir um outro chefão, pois senti falta do Rolento. 


Outra coisa interessante das batalhas com pos chefes são os pequenos diálogos antes das luta onde dependendo das respostas podemos deixa-los irritados e com isso eles perdem um pouco de vida e nos dão uma pequena vantagem, e também são bem engraçados. 

Na fase 4 se chegarmos ate o chefe Murasame (um dos irmãos de Sodom) ele lhe oferece um copo de água que recupera o HP de seu personagem, para que segundo ele tenham uma luta justa. Outro dialogo interessante e que jogando com Haggar ao derrotar Sodom chefe da fase 2 ele chama Haggar de "Slum Master" fazendo referencia ao jogo de luta Saturday Night Slam Masters, primeiro jogo de luda com personagens de Final Fight (Haggar), também lançado em 1993 para os arcades. 


O jogo e bem curtinho porem tem um dificuldade elevada, e apenas 3 continues, para derrotar Belger e necessário pelo menos 3 vidas e só consegui faze-lo com Cody, apesar do plot muito parecido do jogo original o final também é um pouquinho diferente.

Mesmo lançado numa época que o NES ainda fazia hora extra, Mighty Final Fight é um ótimo game e foi foi recentemente lançado no eShop do Nintendo 3DS, muito divertido, tanto seu estilo visual, jogabilidade e criatividade na narrativa da historia deram ao jogo uma identidade própria, e mesmo sendo uma especie de parodia do jogo original de árcade, vale muito um conferida, com certeza uma dos melhores jogos do NES.