domingo, 24 de maio de 2015

Hotline Miami


E mais um Indie muito foda foi pra conta, Hotline Miami, joguinho leve, com uma trilha sonora tranquila ótimo game pra relaxar, isso claro se você for um psicopata ou costuma dormir durante uma balada.

E praticamente impossível falar de Hotline Miami sem associar ao filme Drive, tanto o jogo e o filme partilham de elementos muito parecidos, clima, trilha sonora, narrativa etc, o fato de se parecer tanto com o filme Drive foi um dos principais motivadores para jogar Hotline Miami. 


Outro ponto alto do jogo é sua trilha sonora, as musicas num estilo eletrotônico, lembram muito aqueles filmes de ação dos anos 80 e tem ritmos que empolgam muito, casado muito bem com o clima do jogo, bandcamp: https://ozgarden.bandcamp.com/album/hotline-miami-soundtrack

Bom vamos ao jogo, Hotline Miami é um jogo Indie lançado em 2012, com uma jogabilidade bem simples, gráficos estilo 16 bits, e visão ao estilo Zelda e o primeiro GTA, por cima do mapa. 

A historia do jogo se passa em Miami em 1989, o personagem que controlamos não tem nome, porem a comunidade acabou adotando o nome Jacket pois ele usa uma jaqueta de universidade bem comum nos EUA, bom Jacket é um  assassino porem não fica claro se e um matador de aluguel ou se trabalha para uma organização específica.


O jogo também não deixa claro se as ações de Jacket são alucinações, o jogo começa com Jacket em seu quarto recebendo um ligação e um mascara de galo em sua porta, basicamente ele e orientado a ir para um local especifico e matar todos no local utilizando a mascara, o jogo segue essa estrutura até o seu final, Jacket recebe ligações com mensagens criptografadas tipo, "as crianças estão se comportando mal, precisamos que você venha cuidar delas" e o endereço, entra em seu carro e ai é iniciada a missão.

As mascaras no jogo podem ser escolhidas sempre ao iniciar uma fase, e cada mascara disponível atribui uma habilidade a Jacket, seja, matar com um soco, matar usando as portar anda mais rápido, não ser atacado por cachorros etc. 


O jogo tem uma dificuldade alta, porem quando se pega as manhas a jogabilidade se torna meio que natural, mas prepare-se para morrer muto, com um respaw rápido muitas vezes entramos no automático durante uma missão, o jogo tem muitas armas e é divertido matar de maneiras diferentes com cada uma delas, e bem legal ver o nível de detalhe das mortes, como enfiar o dedo o olho do inimigo ou explodir sua cabeça com uma espingarda. 

O jogo segue sempre a mesma estrutura, Jacket em seu apartamento, mensagem na secretaria eletrônica, missão, uma tela de interação com um personagem também sem nome mas conhecido com Beard, onde recebemos as vezes mais informações sobre o enredo, sempre de maneira confusa, Beard aparece como atendente da pizzaria do Bar e da locadora. por que sempre o mesmo cara?  


Apos o prologo, Jacket se depara com 3 figuras uma feminina utilizando uma mascara de cavalo, e outras duas masculinas usando mascaras de tigre e coruja, cada uma o trata de uma maneira peculiar e deixando ao jogador varias questões no ar. 

No decorrer do jogo Jacket encontra uma garota e a salva essa passa a viver com ele e aparece em seu apartamento entre as fases, conhecemos também outro personagem chamado de Biker, este e muito importante para evolução da historia, no decorrer do jogo descobrimos que Jacket esta matando membros da mafia russa estabelecida em Miami e Biker procura respostar sobre os telefonemas que também vem recebendo. 


Em uma missão Jacket confronta Biker e ao mata-lo, coisas estranhas passam a acontecer, nas cenas entre as missões passamos a ver pessoas mortas e Beard e substituído por uma cara careca, próximo do final Jacket volta ao apartamento e encontra a garota morta, neste momento e confrontado por um cara com mascara de rato, que atira nele, na sequencia Jacket acorda em um hospital, e uma fase bem chata pois aqui temo que ser 100% stealth e fugir do hospital. E ai fica a duvida no ar, será que tudo que aconteceu apos a morte do Biker e Jacket acordar no hospital foi real? Pois o jogo nao explica em momento algum quem são os mascarados, a garota com a mascara de cavalo parece  a garota que estava com Jacket e parece ser bem amável com Jacket, o cara com mascara de Tigre usa a mesma roupa que Jacket e é o mais intrigante ao falar com jacket e o cara com mascara de Coruja e muito agressivo com Jacket.


Dai em diante a unica motivação de Jacket e vingança mais algumas missões para encontrar o responsável pela morte da garota, aparentemente Jack tinha uma relação com ela, pois a partir do momento em que ela fica no apartamento, ele passa a aparecer cada vez mais organizado dando a impressão que ela cuida da casa.

A historia de Jacket termina com ele matando o líder da mafia russa, num combate bem chato, porem ao final da historia, voltamos na cronologia e passamos a controlar o Biker, ele também é um assassino, com ele não utilizamos mascaras e nem armas de fogo, ele tem uma faca e pode lançar ate 3 facas por fase. 


Biker procura descobrir quem é o responsável pelas ligações, durante sua busca, ele encontra Jacket e ai e que temos a primeira reviravolta da historia, pois fica claro que sua campanha e um grande "E se..." pois desta vez temos que matar Jacket, e seguir a narrativa com Biker. 

Mais alguns capítulos e descobrimos que quem fazia a ligação eram dois personagens que aparecem em vários capítulos como faxineiro, ele são na verdade representação do desenvolvedores do jogo, e ao encontrá-los explicam que faziam por diversão e que Biker não teria resposta nenhuma com ele, frustrante o final? bom não para por ai, pois existe um final secreto, onde para consegui-lo é necessário achar todas as letras e formar uma frase no menu do jogo, as leras estão espalhadas nas fases por quadrados roxos, e podem ser mais facilmente encontradas com a mascara de coruja, bom ao pegar todas as letras e formar a frase "I WAS BORN IN THE USA" basta acessar o computador na ultima fase e falar novamente com os vilões eles revelam que são dois ultra nacionalistas que querem eliminar todos os russos do pais, bom os finais são claramente um zoação com o jogador, mas como eu sempre digo o que importa não é o destino mas sim a jornada.