quinta-feira, 30 de abril de 2015

Azure Striker Gunvolt


Mais um filhote de Kenji Inafune, com uma levada no estilo Mega Man X, Azure Striker Gunvolt apresenta um visual lindo, um level design muito legal, e uma dificuldade equilibrada, mas nem tanto!  

Mais um filhote de Kenji Inafune, com uma levada bem ao estilo Mega Man X, Azure Striker Gunvolt apresenta um desafio interessante, com belo visual, um level design elaborado, e uma dificuldade equilibrada, mas nem tanto!

Assim como Mega Man X, Azure Striker se passa no futuro, num mundo onde existem pessoas com poderes extraordinários conhecidos como “Adepts” estes poderes que vão dês de telecinese, ate controlar elementos como agua, fogo e eletricidade.

Estas pessoas com super poderes são explicadas a partir do conceito de uma força chamada de “Lifewave”. Esta força seria uma a força da natureza ligada a todos os seres vivos, classificada em sete diferentes níveis de poder “Septimal”  de 1º até o 7º grau.

Dependendo de qual nível os seres vivos estão ligados a “Lifewave” no momento de seu nascimento, são manifestadas as capacidades cognitivas e físicas variadas. Um ser humano normal pode manifestar um nível de poder ligado a Lifewafe do 1º ao 3º grau, porem acima disso podem ser identificados pessoas com poderes como Místicos, adivinhos, médiuns podemos dizer que esses pessoas possuem um poder “Septimal” de nível 4. 

Beleza agora que sabemos como os personagens possuem seus poderes vamos a historia, no universo do jogo o Grupo Sumeragi  uma empresa de abrangência mundial realiza pesquisas nos “Adepts”, a fim de obter controle sobre eles e impedir que estes se tornem ameaças contra os humanos comuns.

Em meio a este cenário somos apresentados ao Gunvolt ele é um “Adept” capaz de manipular eletricidade e faz parte de uma organização chamada QUILL que busca desmascarar as reais intenções do Grupo Sumeragi em relação aos “Adepts”. Logo no inicio do jogo Gunvolt recebe a missão de elimirar um “Adept” chamada Lumen, e dito que ela tem o poder de controlar outros “Adepts” e que a Sumeragi tambem estaria atrás dela.

Porem a vida e uma caixinha de surpresas e Gunvolt descobre que Lumen está na verdade dentro do corpo de uma jovem chamada Joule, e ele se recusa a mata-la. Então ao invés de mata-la ele decide resgatar Lumen, abandona o a QUILL e assim promete proteger Joule com a própria vida, com isso ele se torna um agente freelance aceitando missões da QUILL de vez em quando.

Mas que porra de plot é esse? Temos uma organização que pesquisa e controla os “Adepts” temos um grupo rebelde que confronta essa organização por alegar que esta faz atrocidades com os “Adepts” e um de seus agentes no caso Gunvolt e enviado para matar um “Adept”? Gunvolt não mata porque na verdade o “Adept” possuiu uma humana e ai abandona a missão, sai da organização e ainda se oferece para proteger o alvo, mas ainda presta serviços para a organização a qual ele abandonou? Não faz sentido nenhum! Mas fica melhor amiguinhos, fica muito melhor!

Seis meses após abandonar a QUILL Gunvolt é contado pela Moniqa seu contato freelance na QUILL que lhe oferece um novo trabalho, dessa vez o objetivo é investigar alguns agentes da Sumeragi estes agentes são todos “Adepts”, é claro que Gunvolt topa e ai que a coisa esquenta. 

Aqui o jogo segue o no esquema  clássico de Megaman X, a principio são 7 chefes a enfrentar baseados nos 7 pecados capitais, todos Adepts controlados pela Sumerag e podem ser escolhidos em qualquer ordem, diferente de mega man, não ganhamos um poder especifico após derrotar um chefe e sim perks para arma de gunvolt e habilidades, esses perks são obtidos fundindo itens obtidos após terminar uma fase cumprindo um desafios como terminar em um determinado tempo, matando um certo tipo de inimigo não tomando dano e etc.

O jogo possui mais de 1 final possível , infelizmente na minha primeira tentativa eu fiz o final ruim,  no entanto para fazer o final bom é necessário coletar  umas joias (que lembram esmeraldas do caos do Sonic)  para poder fazer o final bom ou seja o final verdadeiro.

Essas estão joias escondidas nas fases iniciais do jogo, porem para que seja possível fazer o final bom temos que coletar todas e visitar a Joule, em uma das conversas com ela, recebemos um colar que ela faz com as 7,  joias, coletados ao longo do jogo, depois disso basta equipar o colar e ir contra o ultimo chefão.

Legal se o ultimo chefe nas suas 2 formas já era um inferno ainda temos mais um pra enfrentar depois de uma breve animação onde um certo trairá se apresenta, ahhh cacete de Boss difícil.

Ufa jogo finalizado final verdadeiro, e fases de desafio extra liberadas, ainda rola um replay mas nada que possa agregar algo mais ao jogo, de maneira geral Azura Striker Gunvolt é um jogo bem legal ainda mais para os órfãos de Mega Man.

Seu lançamento foi meio complicado no Brasil, saindo originalmente como exclusivo do 3DS na loja brasileira o jogo não saiu na data do lançamento oficial sendo lançado quase um ano depois, e sem o DLC grátis Might Gunvolt, um joguinho stand alone estilo 8bits com personagens no jogo Might Number 9 jogáveis, e um Mega Man clássico com gráficos e jogabilidade clássica 8 fases disponíveis, um adendo bem legal que pretendo escrever sobre ele em um post próprio.

O jogo acabou saindo também para PC o que é muito bom pois os controles no portátil da Nintendo são bem complicados de jogar por horas seguidas ainda mais se você tem um 3DS normal pequeno, suas mão vão sofrer.

Bom recomendo muito este jogo, ainda mais se você sente falta de um bom Mega Man X, Azura Striker Gunvolt implementa algumas mecânicas interessantes, tem um gráfico muito bom, e um desafio de bom nível, vale bastante o investimento.