quarta-feira, 25 de março de 2015

Resident Evil Revelations 2


Sim, mais um Resident Evil pra conta, Revelations 2 traz um coop interessante e herda coisas muio positivas do seu antecessor e também do Resident Evil 6. 

Revelations 2 não é uma sequencia direta do primeiro Revelations porem tem algumas ligações importantes com este e também com Resident Evil 5, o enredo se passa 2 anos antes de Resident Evil 6 estabelecendo também um conexão sutil com o ultimo jogo numerado da serie.

Uma das coisas que me incomodou com este jogo foi o fato de ser lançado no formato episódico, entrando na onda dos jogos da TellTale, cada captura saia a cada 15 dias com isso o jogo full só foi liberado no fim de abril, e o modo online no inicio deste mesmo mês, no fim das contas nem foi tão ruim pois como eu tenho pouco tempo para jogar esperar duas semanas por capitulo nem fui tão ruim assim.

A estrutura e jogabilidade do jogo segue o que já vimo no primeiro Revelations, porem a camera esta mais afastada e o menu para seleção de armas esta mais simplificado, o modo de medalhas obtidas por cumprir certa ações durante a fase implementado em RE6 esta presente aqui também.

Na narrativa do jogo agora é possível jogar com dois personagens sempre com os pares Claire e Moira e Barry e Natalia, como no primeiro Revelations tínhamos o scanner para encontrar segredos nas fases, aqui foi implementado a lanterna utilizada somente pela Moira e o sentido "Aranha" da Natalia, com isso e necessário alternar entre os personagens para investigar as fases e encontrar itens, e inimigos escondidos. Isso torna o jogo mais tenso já que Natalia e Moira não usam armas de fogo.

Na historia do jogo somos apresentados a terra Save uma organização dedicada a atuar em áreas onde ocorreram incidentes biologicos afim de ajudar a população, enfim e uma instituição humanitário com uma estreita relação com a BSAA, o jogo inicia com o que parece uma esta da empresa, e somos apresentados a Moira filha mais velha de Barry Burton, ela foi mencionada anteriormente em um dos epílogos de RE3, aqui ela é uma novata na TerraSave, é muita amiga da Clarie mas tem problemas com seu pai por motivos que serão revelados apenas mais pra frente no jogo.

Durante a tal festa ocorre um ataque e todos são capturados pelo que parece ser uma organização terrorista, Claire e Moira acordam presas em o que parece ser um cadeia, porem Clarie e liberada, e liberta Moira, porem não sabe onde estão, elas tem um pulseira estranha no braço, e logo são confrontadas pelo surpevisor da cadeida, o qual os observa pelas câmeras espalhadas pelo local que diz que elas são parte de um experimento.

O jogo segue duas narrativas alem de Claire e Moira temos Barry e Natalia, e o segundo episodio do primeiro capítulo Barry chega ao local que descobrimos ser uma ilha e logo encontra Natalia uma garotinha perdida, ele acaba levando ela consigo durante sua missão em busca de sua filha, pronto lançados os plots, quem é o vilão que lugar é esse e quem é o supervisor? Pra saber você vai ter que jogar.

Bom vamos ao inimigos do jogo, ele são chamados de Aflicteds, e lembram bastante inimigos de silent hill, como o jogo segue duas linhas narrativas a uma boa variação de inimigos e a estrategia com Barry e com Clarie muda bastante, nesse ponto o jogo e bem criativo, porem como o jogo foi lançado também para PS3/Xbox 360 a qualidade dos gráficos ficam a desejar nos consoles da nova geração sofrendo do mesmo mal de Evil Within sendo um jogo bonito da geração passada.

O modo coop online esta disponível apenas no modo Raid, a campanha pode somente ser jogada em coop local de tela dividia, achei isso bem caído visto que RE5 e 6 tinham ma bom coop online, e já que temos o jogo todo sempre com 2 personagens fazia mais sentido ter um coop online para campanha.

O modo Raid segue o conceito do primeiro Revelations e ganho mais corpo neste jogo, possibilitado desbloquear mais personagens e poderes para cada um deles, e possível liberar vários personagens da serie, o modo também possui micro transações que consistem em comprar corações azuis e vermelhos que possibilitam reviver seu personagem ao morrer em uma das fases, eu pessoalmente não usei e jogar com um amigo online ajudar a evitar a necessidade de usar essa opção de jogo.

Outro ponto interessante que segue a alguns jogos da serie é o uso do RE.NET pelo site ou aplicativo, basta criar o link de seu jogo com o aplicativo e desbloquear itens e skins de personagem para o jogo alem de participar de algumas missões coletivas que dão bons itens também, acho uma maneira interessante da Capcom tentar manter as comunidade de Resident Evil ativa, e aumentar a longevidade dos jogos.

Resident Evil Revelations 2 é um bom jogo, tenta manter um bom nível numa serie já a muito desgastada, acho que erra um pouco no desfecho mas acerta na evolução de alguns personagens, mesmo que apelando para nostalgia, espero que um próximo jogo numerado da seria siga no minimo o nível de qualidade deste.