domingo, 23 de novembro de 2014

Shovel Knight


Mais um game de Wii U foi pra conta, e posso dizer com certeza sem cometer nenhuma injustiça que Shovel Knight esta entre os melhores games do ano, então vamos lá falar um pouquinho da aventura do cavaleiro da pá! 

Shovel Knight, foi um projeto lançado no Kickstarter em 2012 pela Yacht Club Games um estúdio independente criado por Sean Velasco e uma galera oriunda da WayForward Games. Originalmente o projeto pedia U$ 75,000 mas bateu mais de U$ 300,000 com quase 15.000 apoiadores, e foi lançado para PC, Wii U e 3DS.


Mas o que torna Shovel Knight algo tão interessante? Eu mesmo não dei muita atenção para este jogo, pois essa modinha de gráficos 8 bits pra mim já estava bem batida, e jogos como Mega Man 9 e 10 que vinham se alimentando dessa onda nostálgica não são la grande coisa, claro que existem bons jogos com gráficos 8 bits como Tower Fall e Oniken, mas são raros.  

Eu havia ganhado um Wii U em Janeiro e Shovel Knigh foi lançado meses depois para o console, como o Wii U tem pouquíssimos jogos decidi arriscar, e foi os U$ 14,99 mais bem gastos até agora no console. 


A jogabilidade, se apossa de muitos conceitos de ótimos jogos clássicos dos 8 bits, como Castlevania, Ducktales e Megaman, o estilo dos inimigos, os movimentos do personagem, as armas e magias, tudo lembra em maior ou menor grau algo dos 3 jogos citados, e mesmo assim Shovel Knight consegue ser original, alem dos jogos citados o jogo faz referencia a muitos outros como Golden Axe, Zelda e Final Fantasy.  

Graficamente, o jogo se assemelha muito a palheta de cores do NES, mas isso só ate passarmos a primeira fase, o jogo esbanja em cores e diversidade de inimigos, eu ficava por muito momentos me perguntado, "há nem fudendo isso poderia ser feito no NES, com essas cores e essa fluides, e não mesmo, os desenvolvedores se esforçaram por manter uma estética o mais próxima possível do que seria visto no NES, mas só como referencia. 


O jogo é muito bonito, e tem uma diversidade muito interessante de fases, tem até uma baleia dançante, e uma variedade de armas interessantes, além da pá arma principal do personagem (está me incomodou um pouco ates de joga-lo) temos também uma vara de pescar, ótima para matar alguns chefes.

As musicas, há é aqui que o jogo brilha, quando comecei a jogar eu fiquei cismado com o conceito da pá, mas puta que pariu essa cisma desapareceu nos primeiros 5 segundos de jogo, só a primeira fase pra mim já vale o jogo inteiro, a musica tema é demais!

Segue os links do bandcamp com dois álbuns com a trilha original e outro de remixes:

Shovel Knight Original Soundtrack

Strike the Earth! Shovel Knight Arranged

A historia, não e nada de muito original, mas explora bem a relação entre Shovel Knigh e Shield Knight, eles formam um casal de bravos guerreiros em busca de tesouros, porém ao explorarem a "Tower of Fate" são atacados por um poderosa força do mal, a torre é selada e Shield Knight nunca mais foi vista deixando Shovel Knigh sozinho, tempos depois ele descobre que "Enchantress" quebrou o selo da torre e liberou o mal por todo o reino, Shovel Knight decide então combater este mal e descobrir o que aconteceu com sua amada. 

O jogo tem o estilo de mapa como de Mario 3 podemos navegar por vilas e castelos, são 9  chefes e 1 recorrente, alem de 4 extras conforme avançamos na historia do jogo, alem é claro do chefe final, nas vilas é onde encontramos itens, e fazemos upgrades do personagem, tudo claro em troca de uma quantia de dinheiro, encontrado aos montes nas fases, espalhados na tela, em baus ou dropados pelos inimigos, existem também fases especiais marcadas com um diamante onde o objetivo é pegar todos os baus de dinheiro, servem como treino para as habilidades adquiridas no decorrer do jogo e são bem desafiadoras.


O desafio do jogo é de dificuldade Media Alta, porem seu ápice é no meio do jogo mais exatamente nas fases "Flying Machine" e "Stranded Ship", há o chefe da segunda fase "Specter Knight" também é muito chato, esses são talvez os pontos do jogo que possam causar uma certa frustração ao jogador, o que pode ser minimizado pois o jogo tem bons check-points, porem nas ultimas fases a dificuldade vai caindo, e claro sua habilidade em controlar o pogo com a pá e montar estrategias com o poderes também vai aumentando. 


Os check-points são elemento que podem caso o jogador queira é claro aumentar a dificuldade do jogo, basta quebra-los em troca de dinheiro porém após quebrar o check-point esse para de funcionar e caso o jogador morra terá que voltar até o ultimo check-point inteiro ou do inicio da fase.

O esquema de vida é que achei interessante, não exitem vidas, caso o personagem caia num buraco ou a barra de vida acabe, ao morrer ele dropa saquinhos de dinheiro, ou seja uma parte do dinheiro que foi coletado até aquele ponto da fase é perdido, se morrer inúmeras vezes e o dinheiro acabar é game over e ai resta voltar a partir do ultimo save do jogo. Algumas mortes podem ser bem frustrantes, "financeiramente falando", principalmente caindo em buracos, pois os saquinhos de dinheiro ficam inacessíveis mas nada que sua vara de pescar não resolva.


Shovel Kinght foi uma grata surpresa, uma ótima opção pra quem tem um Wii U ou 3DS e curte um bom desafio, eu me diverti bastante com o jogo, valeu muito a pena!