sexta-feira, 19 de abril de 2013

Resident Evil 2


E lá vou eu comentar sobre um dos meus jogos preferidos, ou melhor "O MEU JOGO PREFERIDO!" Resident Evil 2, na ultima semana decidi jogar para relembrar a historia e os bons tempos do PSOne. 

É bem difícil escrever sobre algo que se gosta muito, tenho vivido essa angustia de relembrar os jogos e rever conceitos aqui no To Jogando nos últimos 3 anos, e Resident Evil 2 é um dos jogos que mais exitei em  escrever sobre, não só por ser meu preferido, mas também porque entre os fans é quase unanimidade que ele é o melhor de toda a série. 

O  jogo é a continuação direta do primeiro Resident Evil, mas neste temos 2 novos protagonistas, Leon S. Kenedy e Claire Retfield.


Leon chega em Raccon City para seu primeiro dia de trabalho no departamento de Policia local e Claire vem em busca de seu irmão Chris do qual não tem noticias à algum tempo.


O problema e que ambos chegam a cidade no meio de um incidente biológico, que os colocam em meio de uma trama em busca da verdade e sobrevivência. 

Basicamente o jogo e uma serie de pilhas erradas onde Leon e Claire vão descobrindo quem são os responsáveis por toda a infestação de zumbis e a criação do G-Virus. 

O jogo também apresenta personagens icônicos da série como Sherry Birkin e Ada Wong. Foi também a primeira vez que me deparei com um jogo com duas linhas narrativas, basicamente o jogo vem com dois CD's onde você em um deles joga a historia com Leon e outro com Claire, porem ao finalizar a historia com um personagem é possível iniciar um novo jogo com ou outro personagem e jogar a linha narrativa dos eventos que intercalam a historia entre os personagens, resumindo para se chegar ao final verdade deve se termina os CD's em sequencia. 


Isso faz com que o game tenha muitas horas de jogo, alem de um fator re-play mais interessante, não me lembro se existe uma sequencia correta para fechar o jogo mas comecei com Leon (Leon A) e terminei com a Claire (Claire B).

O cenário B tem um narrativa mais aprofundada onde entendemos como o helicóptero atingiu o segundo andar da delegacia, e a Relação do Chefe de Policia com a Umbrella. 

Graficamente o jogo evolui bem o seu antecessor com CG's muito bem feitas  e com sincronismo labial dos personagens muito bom, para época as CG's eram otinas mas ainda inferiores as de jogos como Final Fantasy 8 e Parasite Eve 2 por exemplo. 


Outro fator interessante a a presença do inimigo Mister-T já como uma especia de protótipo de Nêmesis que persegue seu personagem por vários pontos do jogo.

O jogo revela algumas informações novas sobre a Umbrella, porem bem focado no G-Virus e a ligação mais forte mesmo com o jogo anterior é Claire que vem em busca de seu irmão.

Eu considero o jogo muito bem feito, com inimigos memoráveis como os Lickers e Willian Birkin infectado pelo G-Virus, o jogo também aplica uns bons sustos, como a primeira aparição do Licker e a sala de interrogatório, e homenageia cenas clássicas dos filmes de zumbi, como a cena dos braços nas janelas da delegacia referencia a um dos filmes de George Romero.


Romero também dirigiu um comercial de lançamento do jogo, o comercial e bem curtinho mas o youtube esta cheio de videos de produção do comercial que são bem legais. 

Algumas criticas que tenho vão de encontro com o comportamento de Leon, achei bem forçado o senso excessivo de justiça, e a relação com a Ada também meio forçada para um romance.

Resident Evil 2 teve vários portes para N64, Dream Cast,  Game Cube, PC entre outros, foi também um dos primeiros jogos que comprei para o PSOne e foi o primeiro que zerei na plataforma.


Teve também duas versões no PSOne onde sua ultima a Dual Shock Ver. vinha com suporte ao controle já citado um modo de jogo mais fácil além de novos mini games Extreme Battle e 4th Survivor, conta também com código para arma infinita e modo 4th Survivor TOFU, este ultimo não tenho certeza se é exclusivo dessa versão ou se surgiu primeiro nela. 

O modo 4th Survivor liberado após terminar o cenário A e B com qualquer personagem conta o outro lado da historia onde Hunk um agente da Umbrella deve levar uma amostra do G-Virus ate o heliporto e fugir de Raccon City, isso tudo com um relógio contanto tempo, e o modo TOFU nesse mini game o jogador joga com uma barra de TOFU com apenas uma erva e uma faca sem opção de novas armas, não me lembro bem como destravar esse modo, mas de maneira geral é bem idiota. 


Extreme Battle aparece pela primeira vez na versão Dual Shock e o objetivo e sair do laboratório e ir ate a delegacia recolhendo no caminho 4 bombas especiais que acabariam com a infecção em Raccon City, aqui alem de poder jogar com Leon e Claire é possível escolher Ada e Chris. 


Existe um Easteregg (explicado somente no RE3) em Resident Evil 2 para faze-lo é necessário iniciar um jogo em modo normal e chegar na delegacia sem dar um tiro e sem usar nenhuma erva, se conseguir na parte inferior da entrada da delegacia você encontrará Brad do S.T.A.R.S. transformado em zumbi, prepare-se ele é muito resistente.


Porem ao mata-lo ele deixa uma chave abre o armário na sala escura da delegacia onde e possível trocar a roupa do personagem. 


Outro fato importante e que existe uma versão 1.5 de Resident Evil, esta versão foi cancelada em estagio avançado de desenvolvimento e seus criadores decidiram refazer todo o jogo o que resultou na versão que conhecemos hoje, porem a versão 1.5 contava com uma outra personagem no lugar de Claire chamada Elza Walker, um estudante universitária e também motociclista, essa versão contaria com uma estrutura bem parecida com o primeiro Resident Evil com um menos de seleção de personagens ou seja não seria dividido em 2 CD's.


Espero não ter falado tanta merda, já são ao quase 15 anos dês de que joguei pela primeira vez, e pra mim ainda é o primeiro na minha lista de preferidos, até a próxima, see ya.