terça-feira, 23 de outubro de 2012

Resident Evil 6


Mais um jogo da minha serie preferida, Resident Evil 6 é uma mistura de tantas coisas novas e ao mesmo tempo muitas referencias aos jogos anteriores da serie, não considero este o melhor RE de todos os tempos mas com certeza este entre os melhores.

Bom chega de enrolar e vamos la escrever sobre o ultimo jogo da minha franquia de games preferida, (acho que estou me repetindo aqui), bom mas vamos lá...


O negocio é o seguinte depois da analise detalhada que fiz la no post do demo de R6 fiquei feliz em vez que algumas das observações que fiz quanto aos controles e a jogabilidade foram melhorados  (menos a câmera  isto veio a ocorrer somente no  ultimo patch de atualização em dez/2012. 


A historia e uma bagunça, segue 4 linhas narrativas que se encontram em determinados pontos, interligando os personagens. Eu pessoalmente achei bem legal a ideia o problema é que R6 tenta ser grande demais, perde um pouco o foco nos personagens e ainda tenta introduzir 2 novos personagens fortes, Jake Muller e Piers Nivans. 

Bom o jogo tem 4 narrativas certo? Vamos a elas:

Bom a primeira claro é a Leon e Helena, ela se inicia na universidade de Tall Oaks, onde um incidente (que não fica claro para o jogador) transforma todos os habitantes da cidade e da universidade em zumbis, inclusive o presidente, Adan Benford (esse não é o pai de Ashley Graham)  mas entende-se que Adan tem um grande apreço por Leon e que o evento presidencial na universidade seria para revelar a verdade por trás dos eventos que levou ao fim de Raccon City.


Leon acaba caindo de paraquedas neste incidente e Helena diz que é culpada pelo o ocorrido e precisa que Leon a acompanhe ate a catedral de Tall Oaks para que ele entenda a verdade dos fatos, o tonto concorda e vai...

A narrativa de Chris e Piers se passa na Edonia onde Chris esta na fossa novamente e Piers vai ao seu encontro para novamente lutarem contra BOW's, dado esse plot e no decorrer da trama o jogador descobre por que Chris estava mal, e a principio achamos que é culpa da Ada, mas não é bem assim. 


A narrativa de Sherry e Jake tambem se passa na Edonia e Sherry agora é uma agente do governo assim como Leon e Jake e um mercenário, a principio sherry precisa que Jake vá com ela, pois ele é o unico que pode salvar o mundo (o cara e filho do Wesker e o sangue dele e imune ao C-Virus), com isso eles acabam sendo capiturados pela NEO-Umbrela comandada pela Vilã Ada Wong (ou será que não)

Bom depois dessas 3 introduções de personagens a historia toda se passa no china onde um grande atentado BIO-Terrorista foi realizado, a principio todos pensão que o responsável por trás dos ataques nos EUA, Edonia e China é Ada Wong, porem o grande vilão na verdade é Derek Simmos apresentado no jogo como braço direito do presidente e líder de uma sociedade secreta chamada "A Familia". 


E temos por fim quarta e ultima narrativa de Ada Wong aqui ela aparece inicialmente interceptando um sub-marino que pertence a "A Familia" onde Simmos quer mostrar uma coisa a ela, mas na verdade sua intenção é elimina-la destruindo o lugar, claro que Ada consegue escapar e descobre que tem alguém se passando por ela e realizando ataques BIO-Terroristas pelo mundo. 

Bom já descrevi os plots dos jogos, se você quiser entender todo o desenrolar da historia jogue o jogo!

Agora vamos as criticas, começando por Jake Muller pra mim uma das grandes falhas do jogo, o cara e um badass afinal ele e filho do Wesker, mas me diz pra que, se eliminaram o Wesker no RE5 essa tentativa de colocar um personagem forte do nada na historis soa muito como arrependimento, porque não explorar a droga dos Wesker Childrens mencionados no RE5?, bom no geral é ate divertido jogar com ele mas seu acréscimo para historia e ridículo e ainda tentam formar um par romântico com a Sherry, aff. 


Segundo grande problema Carla Radames, bom essa moça ai parece que é mencionada em livros sobre RE,  e no jogo ela passa por um processo com o C-Virus para ser transformar em Ada Wong, o jogo não explica se essa doida e um clone, apenas diz que ela e a mais compatível com o DNA da Ada, uma merda ela passa por um processo de crisalida do C-Virus e vira Ada Wong, tudo por que Simmos tem um obsessão pela Ada, serio CAPCOM serio mesmo? E pior a motivação da doida Vingança do Simmos e da Ada porque o cara gosta da Ada tem uma fixação na mulher a serio CAPCOM serio mesmo?

E por fim o ultimo problema, o jogo tenta ser grandioso demais, cara junte todas essas historias e não tem um vilão marcante nem inimigos marcantes, o Ustanaki e uma versão ridícula do Nemesis, o cenário do Leon tem inimigos e chefes que lembram os chefes de RE4, alem de chefes grandiosos que surgem do nada na historia. 


Graficamente RE6 parece menos polido que RE5 mas são equivalentes, a jogabilidade e boa, o conceito de tunar habilidades com os pontos obtidos ao pegar itens de pontos no jogo, e você poder carregar todas ar armas que achou no cenário  tiram o incomodo do inventario de RE4 e RE5 deixando mais dinâmico a historia, o online e divertido e os novo modos de jogo incluídos como o Agente Hunt, é bem legal e aumenta muito a  dificuldade do jogo em sí. 

Mas no geral minha e opinião passional o jogo e bom, tenta ser grandioso e falha em parte nisso, salvo a historia do Chris que tem um final bem legal, que só seria melhor se os papeis fossem invertidos, mas fazer  o que a CAPCOM não tem culhões pra isso. 

Até a próxima!