quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Public DEMO: Resident Evil 6


E chegou a hora, eu tenho evitado escrever sobre minha serie de games preferida, pois texto de fanboy e uma merda, mas já estava mais do que na hora de começar a falar sobre Resident Evil, e neste post vou relatar minha experiencia com a DEMO publica disponibilizada no ultimo dia 17/09.

O jogo será lançado em 02/10 e no Brasil em 10/10 este DEMO e o mesmo que foi mostrado na E3 desse ano, e todos já devem estar cansado de saber que o jogo terá 3 linhas narrativas que vão se convergir em um dado momento do jogo. 

Eu como fan tenho a expectativa de que Resident Evil seja épico para este post joguei pelo menos 3 vezes cada cenário, o que mais gostei bom leia ai a descrição de cada uma deles.


Campanha Leon & Helena: Este cenário e o que mais relembra a serie clássica, lembra bastante na verdade RE4 se passa na universidade a Tall Oaks, e trás como introdução o trecho em que Leon mata o presidente transformado em zumbi.

O cenário é bem escuro e fica claro que Helena e Leon acabam de se conhecer, helena convence Leon a acompanha-la a catedral de Tall Oaks em busca da verdade dos fatos.

Agora o demo em si começa numa escadaria, a câmera é mais solta mas nada muito diferente do já visto em RE5, Leon e Helena seguem por um corredor e logo então numa sala de aula um pequena Cut-Scene e ta temos o primeiro combate com os zumbis eles se comportam de maneira parecida ao Ganados e Majins de RE4 e RE5 são mais rápidos que os zumbis clássicos dos primeiro jogos e carregando armas a diferença e que não se comunicam entre si.

Basicamente o cenário e uma pequena parte da universidade culminando em uma fuga num carro de policia que nos  remete a RE2  mas ficou bem parecida mesmo com a fulda de COD Black Ops, mesmo assim ficou bem legal a animação, por fim não temos nenhum inimigo diferente alem dos zumbis e apos a fuga o demo acaba com Leon e Helena pegando um atalho pelos esgotos.


Campanha Chris & Piers: Esta é focada totalmente na ação e se passa na Edonia no leste da Europa, o grupo da BSAA liderado por Chirs estão em uma missão e apos um breve discurso motivador de Chris o grupo segue para a porrada, aqui somos apresentados aos J'vos, todo focado na ação aqui a Câmera e bem confusa e não ajudou em nada, os J'vos, usam arma e se comunicam dependendo de onde são atingidos surgem novos inimigos, mas nada mito diferente de espécimes vistos nos RE anteriores como tentaculosos no lugar da cabeça e um escudo, o mais diferente e o que fica com um braço gigante e pode acertar seu personagem mesmo em cover, ao serem eliminado os inimigos viram cinzas.

Apos um primeiro combate com os J'vos por um corredor surge o gigante visto em vários trailers de RE6 e bem rápido o combate e logo ele foge, basta acertar a ulcera vermelha em suas costas, com a metralhadora.

Nenhuma mudança radical da jogabilidade aqui, apenas o ritmo mais acelerado e inimigos mais fortes, mas os comandos se mantem somente a câmera que não ajudou em nada.


Campanha Jake & Sherry: A mais diferente das 3 inicialmente vemos Jake injetando algo de uma ampola parecida com as que Wesker utilizava em RE5 porem não faz nenhum efeito nele  ao mesmo tempo um grupo de terroristas também injetam em sim mesmos e se tornam J'vos, logo Sherry aparece e questiona Jake se ele injetou a droga ele diz que sim ela checa um relógio e constata que ele tem anti-corpos contra o vírus  também podemos ver também Ada escondida só observando eles parecem estar em Edonia e logo fogem dos J'vos que os perseguem, apos o fim dessa Cut-Scene o jogo se inicia em um beco na china os inimigos também são J'vos mas alguns destes ficam depois de mortos em forma de crisalida e nascem uns inimigos que mais parecem uns lagartos bem rápido e que lançam espinhos.

Neste cenário e necessária muita cooperação entre os personagens e parece que todas as armas possíveis estão disponíveis no inventario um boa pra testar todas.

O combate se da por ruas cheias de obstáculos e inimigos e necessário utilizar muito bem o cover, apos uma fuga, e algumas explosões surge um inimigo com uma moto-serra em um dos braços não gostei do visual achei bem tosco, e fim de jogo.


Jogabilidade: A jogabilidade em si esta basicamente mantida com algumas adições interessantes, agora ao pressionar L1 (mirar) e pressionar X (ação) o personagem  faz um esquiva se direcionado para os lados esquerdo ou direito se pressionado para frente se lança ao chão com a mira ativada e permanece deitado no chão para traz a mesma coisa e se continuar pressionando para trás o personagem se arrasta vagarosamente.

O botão R2 ativa a recuperação da barra de life agora os personagens tomam comprimidos mas os itens coletados para isso ainda são as ervas

O botão R1 junto com o L1 pressionado atira como ja conhecemos mas sozinho ele executa ataques físicos basicamente um combo básico de 3 golpes que eliminam facilmente inimigos mais fracos mas associado a isso temos uma barra de histamina impedindo que seja usado com muita frequência e candando o personagem que fica mais lento, também e utilizado para ajudar seu parceiro quando agarrado por um inimigo.

L3 o clique do analógico esquerdo quando pressionado permite o personagem a correr e se pressionar o L1 durante a corrida ele realiza um deslize no chão.

R3 posiciona o personagem de um lado ou outra da tela em relação a câmera o que não era possível em R5 com Chirs o personagem ficava na esquerda da tela e com a Sheeva o personagem ficava a direita agora o jogador escolhe a melhor posição.

L1 pressionado da a opção de mira se apertar triangulo muda a opção de mira/tiro etc da arma que o personagem esteja usando, triangulo sozinho da acesso ao inventario do personagem com um menu simples de navegação, e como se tivéssemos acesso a todo o inventario e colocamos a disposição do personagem quando necessário o que era possível apenas nas transições de fase de RE5.

Botões digitais acessam o inventario dinâmico para cima e para baixo granadas e ervas, direita e esquerda armas.

O movimento de Quick Turn continua para trás e X ao mesmo tempo muito útil como sempre.

R2 ativa uma especie de guia uma seta indicando para onde o personagem deve ir algo parecido com o que temos em Dead Space mas bem menos elegante, a sempre um indicador de distancia para o próximo ponto que o jogador precisa chegar com um ícone de uma porta.

Quadrado pega itens pela fase e o X abre porta e interage com objetos, circulo continua com a função ja conhecida aponta para o parceiro de jogo e abre opções de comando para comunicação.

O botão select trás um menu de opções de configuração do jogo estranhamente não pausa o jogo, mas deveria pois ali temos acesso a funções de vídeo e som que não interferem diretamente nas ações do personagem contra os inimigos, talvez tenham feito assim por conta do online sei la.

Há e não podemos deixar de citar que agora e possível andar e atirar.


Observações Gerais: muitas coisas dos jogos anteriores foram mantidas, e possível encontrar alguns emblemas como os da BSAA de R5 ou os medalhões azuis de RE4 ao acerta-los ouvimos o mesmo som utilizado nos jogos anteriores. 

Existe também um balanceamento dos personagens no sentido de força e velocidade Chris e bem pesado, Sherry e bem fraca e rápida, Helena e Piers são mais equilibrados Leon também mas parece ter uma certa vantagem  quanto aos dois e Jake é Overpower mesmo tem até uma opção de combate com as mãos vazias no seu inventario. 

Existe também um item como uma peça de xadrez os Skill Points esse talvez seja a sacada para melhorar seu personagem e equiparar com os demais durante a campanha de jogo, porem o Demo não permite usar esses itens. 

Os inimigos depois de mortos continuam deixando itens e se dissolvem como visto dês de RE4. 

Cada personagem tem um menu e barra de energia especifico, o que é bem interessante mas achei todos bem feios. 

O cover e ativado quando se usa o comando de mira encostado em um parece ou mesa por exemplo e o botão X da opção de abaixar, achei meio inútil mas é só o DEMO e ainda não da pra saber se vai ser melhorado na versão final. 

Outro ponto interessante e que quando próximo de morrer seu personagem fica fraco mas pode realizar ataques por alguns instantes ate que seu parceiro chegue para te ajudar. 

A DEMO também oferece um coop online, não tive problemas com lag e se comporta muito bem como em RE5, vai ser uma ótima adição ao jogo. 

De maneira geral fiquei animado com o jogo, alguns movimentos ainda parecem bugados e a câmera mesmo mais solta incomoda um pouco, porem espero que sejam problemas que não serão vistos na versão final.